terça-feira, 11 de junho de 2013

"Quem é seu pai?"




Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai?” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”. Ele proferiu essas palavras enquanto ensinava no templo, perto do lugar onde se colocavam as ofertas . No entanto, ninguém o prendeu, porque a sua hora ainda não havia chegado.
Jo 8:19,20


Muitas pessoas dizem que todos somos filhos de Deus. A maioria das pessoas se proclama filho de Deus. Mas será que todos nós realmente somos filhos de Deus, ou a grande maioria é apenas criatura de Deus?

Naquele dia, Jesus estava ensinando em uma sinagoga e em seu discurso o que mais ele destacava era o relacionamento dele com Deus, seu Pai. Todo o plano de salvação do homem que culminaria com a crucificação e seria atestado pela ressureição de Jesus era o único meio de transformar um homem-criatura em um homem-filho, e restabelecer o relacionamento entre o homem e Deus. Por isso Jesus, é o nosso mediador. Um dos processos que sucedem a salvação é o estreitamento da ligação entre pai e filho, homem e Deus. Ser Rico e deixar uma herança para seus filhos não é o propósito de Deus, e sim estabelecer uma condição que foi adulterada pelo pecado: o relacionamento entre pai e filho. Deus nos deu uma herança maravilhosa: a vida eterna. Porém, se eu não me relaciono com meu pai agora, porque eu iria querer passar a eternidade ao lado de alguém que eu nunca tive interesse em conhecer, me relacionar? Deus não é um pai distante, ele é pai amoroso e interessado em seus filhos. Deus é deus de perto.

Esse relacionamento entre nós e nosso pai, faz com que conheçamos seu caráter, conheçamos sua vontade, sua bondade, seu querer...seu amor. Quanto mais o conhecemos, quanto mais andamos perto Dele, mais adquirimos seus valores e através Dele mesmo agindo em nós, cumprimos sua vontade. Não adianta dizer que somos filhos de Deus se não cumprimos sua vontade, seu querer.

"Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." (Tiago 2 : 19)


O Diabo também crê em Deus. O Diabo também conhece sua palavra e sua vontade, porém não a faz. A diferença entre os filhos de Deus e o filho do diabo está na obediência. Não adianta eu dizer que sou filho de Deus se meu comportamento revela uma outra paternidade.

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
João 14:15


É claro que não estou falando de todos nós que tropeçamos, caímos...porque isso faz parte da caminhada. Não é simples deixar o desejo da carne e seguir o do espirito sempre. É uma luta constante. Mas como filhos em desenvolvimento vamos aprendendo diariamente. Deus ama e está nesse processo até porque nesse processo há relacionamento. O relacionamento do pai que ensina o filho a andar, que o estimula, que o ergue quando cai.

Esses religiosos do tempo de Jesus estavam fechados para o amor de Deus e apenas interessados em manter seus empregos, títulos e orgulho. Se diziam filhos de Deus, mas não reconheciam Deus em Jesus. Não reconheciam o filho, porque não conheciam o Pai.

Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. Jo 8:42-44

Aplicação final:

Não adianta se dizer filho de Deus quando não se vive como um filho de Deus. Podemos ir a igreja, podemos cantar louvores, ler sua palavra, dar ofertas, trabalhar arduamente e ainda assim não nos relacionarmos com Deus. Quando não existe amor, perdão e uma atitude que glorifique a Deus, tudo o que fazemos é em vão, é para nosso próprio egoísmo, é para nossa própria glória.

Que Deus encontre em nossos corações um campo fértil onde seu amor possa ser inserido e sua vontade cresça e frutifique em nossas vidas.