quinta-feira, 30 de junho de 2011
Banquete na mesa do Rei X Prato de lentilhas
"E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura." (Gênesis 25 : 34)
Todos conhecem bem essa história. Esaú, era o mais velho dos gêmeos, e detinha o direito de ser o primogênito de Isaque. Porém, caçador badalado que era, saiu pra caçar e voltou faminto. Seu esperto irmão mais novo se aproveitou do momento e lhe ofereceu um suculento prato de lentilhas em troca da honra de ser considerado o primogênito. Esaú faminto assim o fez. Lambuzou-se com o prato.
O melhor momento para se ler a bíblia é na hora da novela, na hora do big brother, na hora do MSN, da fofoca, das discussões tolas, piadas de duplo sentido e qualquer outro tempo que no final das contas nos exclua da vida o período que deveríamos passar aos pés de Jesus.
Não podemos trocar nossa herança por um prato de lentilhas. Devemos estar atentos para o ladrão que nos rodeia e que por vezes nos influencia a tomarmos decisões erradas que podem ter reações profundas de dor.
Esaú tinha tudo nas mãos e deixou escapar, e a primeira coisa que fugiu por entre seus dedos foi o bom senso. Não sabia o real valor das coisas. Jacó podia ter muitos defeitos, mas sabia que a primogenitura era algo de valor inestimável.
Será que sabemos o valor daquilo que Deus tem colocado em nossas mãos?
Nossa saúde física, nosso emprego, nossa família, nossa igreja, nossa liberdade, nossos dons e principalmente nossa salvação. Será que meditamos constantemente sobre as riquezas que temos e as que teremos transformando isso em louvores a Deus, ou será que estamos bebendo muito do vinho inebriante das distrações que a toda hora é oferecido em abundancia para nós?
Não seria o momento em nossas vidas de lembrarmos de Daniel que preferiu abdicar dos manjares do rei da Babilônia e dessa forma manteve a constante comunhão com seu maravilhoso Deus?
Não nos iludamos irmãos, o grande feitiço da prisão mundana que tem como carcereiro satanás é dar aos escravos a “sensação” de estarem livres. Quanto mais iludidos com a falsa liberdade, mais grilhões os prendem.
Verdadeira liberdade só em Cristo Jesus! Nele podemos tomar decisões certas, porque só Jesus é perfeito!
Ele não trocou o propósito maior pelo circunstancial como fez Esaú. Lembremo-nos quando Jesus se encontrava há quarenta dias no deserto em Jejum e Satanás veio prova-lo. Satanás observou que Jesus após quarenta dias tinha fome, sendo assim tentou seduzir nosso mestre com a ideia deste transformar pedras em pães e assim saciar-lhe a fome. Jesus é claro, como todos sabemos se negou a tal dizendo “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus”. A vontade de Deus era que Jesus esperasse ser servido no tempo Dele e não no de sua carne. E Jesus como sempre, cumpriu a vontade do Pai.
Jesus nos mostrou que a necessidade da alma deve ser maior que a do corpo. Que o é eterno é muito mais importante do que o passageiro. Esperar e confiar em Deus é aquilo que melhor podemos fazer para nós mesmos.
Vamos alimentar nosso espirito de modo a este subjugar nossa carne. Vamos remir nosso tempo, dar valor a tudo que Deus fez por nós e adora-lo por tudo que Ele é.
Naldinho
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Para os dias dificeis
Então a palavra do Senhor veio a Elias:"Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida".E ele foi. Quando chegou à porta da cidade, encontrou uma viúva que estava colhendo gravetos. Ele a chamou e perguntou: "Pode me trazer um pouco d’água numa jarra para eu beber? "( 1Reis 17:8-10)
Essa viúva era uma mulher admiravel. Ela estava triste com apenas um pouco de azeite e farinha para comer junto a seu filho, porém não entregue a má circunstancia que lhe sobrevinha. Ela estava trabalhando em sua propriedade, juntanto gravetos, lenha para cozinhar... fazer o seu melhor naquela situação.
Ao erguer os olhos na sua propriedade ela viu um homem possivelmente com as roupas cheias de poeira e com o rosto marcado pelas queimaduras do sol. “Pode me trazer um pouco d´agua numa jarra para eu beber” ele perguntou. A viuva então fez algo maravilhoso, ela foi pegar agua para ele. A agua estava escassa naqueles dias, no entanto ela fez algo que devemos nos encorajar a aprender: Em tempos de dificuldades, tribulações e lutas, ela deu o que podia para outra pessoa.
É esse o segredo da vida. Percebeu o quanto isso é verdadeiro? Tirar os nossos olhos dos nossos próprios problemas e ver alguém mais atravessando em nossa frente por esse mundo ferido, seco e sedento.
Quando nós estamos nos sentindo pra baixo, desencorajados, devemos olhar para além da nossa propriedade e buscar outro com o rosto ferido pelo sol escaldante dos dias dificeis, alguém com os lábios sedentos por um gole de agua, alguém com necessidades maiores do que as nossas e alcança-las.
NALDINHO
Assinar:
Postagens (Atom)