segunda-feira, 31 de maio de 2010

AVATAR

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”
( Efésios 4:22-24)

O Filme de James Cameron apresenta para nós Cristãos varios paralelos que nos proporcionam inúmeras possibilidades de aplicações.

Na película, Jake, um soldado que fica paraplégico tem a chance de voltar a andar a partir de um programa do exército, onde ele se revestirá de um novo corpo, uma espécie de clone, um Avatar.

Acontece que tal clone não é humano, e nem foi feito para viver uma vida dentro do sistema humano, ao contrário, o Avatar de Jake deveria experimentar uma nova vida.

Segundo o programa, parte do dia do soldado Jake seria vivido nesse clone, outra parte voltaria a velha vida, um homem normal. O que ocorre é que em determinado momento, Jake percebe que é impossivel continuar vivendo uma vida dupla, entre o novo e o velho Jake. Ele teria que tomar um decisão e optar entre viver a nova vida e a velha vida.

Como é interessante perceber que o mesmo ocorre entre nós Cristãos. Antes do nosso General (muito mais bondoso e justo que o do filme) nos apresentar a opção de vivermos uma nova vida, viviamos uma vida ordinária, comum, como qualquer ser humano, ou seja, mergulhados no pecado e ignorantes quanto a isso.

Porém hoje, revestidos do novo homem, não há porque continuarmos voltando as antigas práticas e erros primários, voltando a ser os “velhos jakes”. Precisamos seguir em frente e abraçar a carreira que nos é propósta, a nova vida, o novo corpo, o novo homem.

Não há como viver duas vidas, uma mundana e outra celestial. Cedo ou tarde temos que tomar uma decisão, e pela graça de Deus, nos desvencilharemos de tudo aquilo que nos atrapalha.

Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário