quarta-feira, 27 de abril de 2011

Esmirna: Templo de Heróis.



“Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10)

“Não tenha medo”

Quando lemos nessa passagem o aviso de Jesus para os cristãos não terem medo devemos interpretar isso como “Não tenha medo” mesmo, literalmente. Digo isso porque temos o mal costume de achar que os irmãos da igreja primitiva eram um tipo de “Liga da Justiça”, os “Super amigos”, com “super poderes”, etc. Não eram. Embora fossem heróis da fé eles eram como nós, de carne e osso, e como nós tinham medo e aflições.


Ser jogado numa prisão naqueles tempos era algo ainda mais terrível do que hoje em dia. Antes as prisões nunca eram usadas para reabilitar alguém, muito menos punir, mas simplesmente para aguardar o julgamento seguido de execução sumaria.

Hoje nós somos convidados a vir a igreja, ouvimos a palavra em nossas cadeiras, com nossas bíblias, e nos arrependemos de nossos pecados. A seguir aceitamos a Jesus e passamos a frequentar a igreja e exercer pleno direito de livre culto.

Para um homem se tornar um Cristão naqueles tempos ele se tornaria um fora da lei. Em Esmirna, muito mais do que em qualquer lugar da face da terra, para um homem entrar numa igreja Cristã era literalmente tirar sua vida com suas próprias mãos. A igreja de Esmirna era um templo de Heróis.

“E vocês sofrerão perseguição durante dez dias”

Há muita especulação sobre essa frase. Muitos dizem ser esse o tempo de tribulação sobre o povo de Esmirna que deveria durar o mandato de dez imperadores Romanos, outros dizem que “Dez dias” é uma expressão grega comum naquele tempo e se referia a um curto espaço de tempo, não necessariamente a dez dias, mas poderia ser em dois, três ou mais.

Eu prefiro acreditar naquilo que é mais simples e lógico na frase. Independente de todos esses pensamentos sei que “Dez dias” é uma expressão sobre um tempo que deve ser limitado, ou seja, os cristãos de Esmirna tinham um tempo limitado para sofrer e depois disso seriam libertos. Por isso o encorajamento a se manterem firmes!
Jesus disse para eles ontem e está dizendo para nós hoje: AGUENTE FIRME, você será provado, MAS ISSO NÃO SERÁ POR MUITO TEMPO!

Quando entramos num período de provação temos sempre a impressão de que aquilo não vai passar logo e o desencorajamento nos abate. Jesus aqui não somente nos diz que o tempo para a prova é limitado como também nos encoraja da melhor maneira possível: Nos lembrando que ele está conosco e nada escapa aos seus olhos e seu controle.

ALELUIA!

“Para prova-los”

Esse ataque era algo que vinha claramente da parte de satanás. Então porque eles simplesmente não podiam repreender satanás e para-lo? Porque Deus tem um proposito nas dificuldades também e permitiu isso. Deus Usa o sofrimento para nos purificar.
Diferente de Satanás que usa a tentação para nos derrubar, a provação imposta por Jesus nos desenvolve:

1 Pedro 1:6-7 “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.”

E para nos tornar como Jesus

Romanos 8:17: “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória”

“Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”

O que Jesus disse para essa igreja foi muito importante, mas o que ele NÃO disse a Esmirna também foi muito importante. Diferente das outras igrejas, Esmirna não recebeu NENHUMA palavra de repreensão de Jesus. Tudo que Ele tem pra eles é a coroa da vida.

Há dois tipos de coroas usadas na língua grega. Aquela que um rei usa quando se torna rei. E aquela que eles chamam de “Stephanos” que é a palavra que eles usam nesse texto.

A “Stephanos” é aquela coroa usada nos jogos esportivos, e que é dada ao vencedor da prova como trofeu (não havia medalha naquele tempo). Jesus olha para os crentes de Esmirna e diz: ”Vocês são vencedores, vocês merecem um troféu”

A “Stephanos”: era uma coroa também usada nos casamentos sobre a cabeça dos noivos, e é maravilhoso observarmos isso também como a celebração das bodas de Jesus, o noivo com sua noiva, a igreja.

Jesus nos promete uma coroa especial: A coroa da vida!

Quem é que lembra das glórias dos homens? Quantos feitos moldados a total dedicação por anos forjam os homens que buscam sua glória nas pistas esportivas. Muitas vezes utilizando-se de métodos criminosos como doppings. Arriscando a vida, trocando de sexo, se matando...tudo para conseguir um trofeu, uma medalha, uma coroa que perece, que se acaba, que se vai, e passa algum tempo ninguém mais se lembra.Para os que correm a corrida da fé imposta por Jesus, Ele lhes reserva a coroa da vida que jamais perece! De nós Ele nunca esquece.

Final

Nós podemos não ter a mesma oportunidade de sermos testados ao ponto que foram os irmãos de Esmirna, mas nós podemos ter o mesmo coração que eles tiveram. Nós podemos nunca a chegar a morrermos como mártires da igreja, mas podemos viver como mártires da igreja:

Apaixonados por Jesus!

Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário