quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Em que nível estamos?
“Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. (1joão 2:8)”
Algo interessante é que existe mesmo uma diferença na frase escrita no livro de Levitico, no antigo testamento e a frase dita por Jesus no novo testamento, em João. Observe:
Velho testamento:
"Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo COMO A TI MESMO. Eu sou o SENHOR." (Levítico 19 : 18)
Novo testamento:
"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; COMO EU VOS AMEI A VÓS, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13 : 34)
No antigo está dizendo “Ame ao teu próximo COMO A TI MESMO”
Já no novo, Jesus diz “Ame ao teu próximo COMO EU OS AMEI”
Essa é a novidade.
No antigo testamento o nível do mandamento é medido pelo amor que cada um tem a si mesmo. E quanto nós nos amamos?
olha, não quero ser hipócrita, mas nós nos amamos muito!!!! Alguns até de maneira nociva. Então Deus nos diz que o amor a ser dispensado ao seu irmão deve ser exatamente assim, como se fosse a você.
Mas agora, Jesus traz uma novidade ao mandamento: Ame como Jesus te ama!. (ooooppppsss!!!)
Amar ao próximo como Jesus nos ama eleva o nível dessa entrega a uma grande potência!
“Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (1 João3:16)
“Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.”( 1João4:9-11)
Será que amamos as pessoas ao nosso redor dessa forma? esse é o padrão.
O amor de Jesus é sacrificial e incondicional.
A palavra de Deus diz que ele nos amou primeiro, quando eu ainda era um pecador.
Isso me leva a considerar que o amor que eu devo dar as pessoas não pode depender do amor que eu devo receber delas.
Por isso as pessoas tem cães . As pessoas gostam de receber amor de volta, há um interesse bem exposto ali. Mostrar amor por cães é fácil...
Você dá um carinho mixuruca pra ele, e ele te devolve um monte de gratidão... é muito fácil. Por isso gostamos de cães.
Agora, os gatos são animais satânicos! (rs)
Se você quiser receber amor de volta de um gato, você vai ter que dar muito, muito, muito carinho e amor a ele. Por isso acredito que os donos de gatos aprendem muito sobre amor incondicional.
Mas, o que quero dizer é que quando amamos as pessoas como Jesus amou, amamos de forma sacrificial e incondicional. Amamos as pessoas que muitas vezes não são amáveis. Pessoas que são diferentes de nós, pessoas que vem de meios sociais diferentes, e até pessoas que não estão dispostas a responder bem ao amor que damos a elas. Mas, é exatamente ai que o amor de Jesus mostra toda a diferença.
Um dos testemunhos mais tristes da igreja é que existem pessoas solitárias dentro da igreja.
Todos nós gostamos de musica e roupas diferentes, todos nós temos personalidades diferentes, mas temos que ter consciência que fazemos parte da mesma comunidade. Se existem pessoas solitárias dentro da igreja é porque existem pessoas que as evitam.
Nós geralmente consideramos pessoas “amáveis” aquelas que se parecem conosco, que tem gostos parecidos com os nossos e que respondem e correspondem ao nosso amor. Mas não foi assim que Jesus nos amou. Ele morreu por todos nós com todas as nossas diferenças e qualquer amor que seja menor que esse não é um amor cristão.
Disposto a reavaliar sua consciência sobre o que é Amor Cristão?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário