segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os planos de Deus e os planos do homem


“Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;” ( Efésios 3:1)

O apóstolo Paulo segundo ele mesmo foi o maior dos pecadores, mas segundo a graça de Deus, se tornou o maior dos apóstolos. Nenhum Outro apóstolo escreveu tanto quanto Paulo.

Para nós, estudantes da bíblia, a obra derramada pelo Espírito Santo na vida de seu servo Paulo é um tesouro inestimável. Especialmente para nós que somos gentios.

“Gentio” é o termo utilizado para todo o povo que não é Judeu, ou seja, não recebeu a lei de Moisés como herança, mas sim, tempos mais tarde, através de Jesus e de sua imensa graça recebeu a salvação e a adoção.

"Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (João 1: 17)

Os Judeus rejeitaram Jesus e isso abriu as portas para que a mensagem fosse entregue a outro povo: Nós, o mundo inteiro, e o maior entregador dessa mensagem foi o apóstolo Paulo.

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (João 1 : 11,12)


Paulo tinha o interesse de que seu povo ouvisse o evangelho, mas eles se fecharam ao apostolo.

Claro! É perfeitamente entendível que quando somos salvos, quando descobrimos o amor de Jesus, queremos primeiramente que nossos familiares, nossos próximos também sejam salvos. Paulo não era diferente, ele queria ser o porta voz das boas novas de Deus para seu povo e até daria a própria vida eterna em troca da salvação dos Judeus.

“Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;” (Romanos 9:2-3)

Deus tinha planos diferentes para Paulo... Ele queria que Paulo fosse aos gentios. Paulo tinha todas as “ferramentas” humanas para ensinar aos Judeus. Era Judeu, cidadão Romano, foi Fariseu, excelente estudante das leis judaicas, enfim...

Porém como ele mesmo diz em sua carta aos Coríntios:

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (II Coríntios 12 : 9)

Claro que aos olhos humanos, Paulo seria muito mais eficaz ensinando ao seu próprio povo, mas para que Deus se glorifique totalmente, quase sempre ele usa situações desfavoráveis para nos mostrar que quem fez foi Ele mesmo e não o homem.

Muitas vezes em nossa vida, vamos ficar tristes ao observarmos um plano, uma oportunidade que parecia tão boa, tão perfeita, escorrer pelas nossas mãos. Veremos portas se fecharem diante de nós, portas que pareciam dar acesso a lugares “perfeitos”.

Deus vê além, onde os olhos humanos não podem enxergar, e aquilo que parece “perfeito” pode não ser, ou pode não trazer Glória ao nosso Deus.

Deus escolhe os caminhos mais impossíveis, as dificuldades mais absurdas, as pessoas mais fracas e que parecem ser menos qualificadas para cumprirem sua vontade.

"Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens." (I Coríntios 1 : 25)

Por isso devemos entregar nossos planos a Jesus, devemos derramar nossos desejos em seus braços e principalmente devemos ouvir atentamente sua vontade e esperar pacientemente por sua ação.

Devemos sempre olhar para o alto, para Jesus

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55 : 9)

Não vamos desanimar se algo não saiu como planejávamos, vamos buscar a Deus e sua vontade porque em sua vontade jamais nos frustraremos. Em breve descobriremos como Paulo que embora Deus possa ter planos diferentes do que aqueles que nós tínhamos em mente, certamente eles serão os mais incríveis que já pudemos imaginar, assim como o destino das cartas de Paulo que chegaram ao mundo inteiro!

Descansemos em Deus! grandes planos Ele tem em Seu coração para nós, e que seja feita a vontade Dele!

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12 : 2)

Naldinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário