terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jesus se joga do quarto andar


"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1 : 8)

Um velho amigo e irmão em Cristo enveredou-se para o neo pentecostalismo, e apesar dos pesares para mim tudo certo já que ele sempre foi alguém bacana e sempre amou a Jesus. Porém foi se deixando levar pelo lado extremo da coisa, e mergulhou num esoterismo gospel profundo.

Seus cultos passaram a ter a mensagem da palavra de Deus em línguas pra lá de estranhas e interpretadas por outros pseudo crentes tradutores. Ora, porque raios Deus iria dar uma volta tão grande pra deixar sua palavra. Um culto no Brasil, feito por Brasileiros para Brasileiros com língua estranha? Qual o objetivo dessa volta toda?

As aberrações chegaram ao ponto extremo de se ter nos cultos uma mulher que “recebia” o espirito de...(pasmem) Jesus! Pode ser crível tamanho feito? Mas, é. O desfecho da história ainda estou pra saber, o fato é que vim a tomar conhecimento que a tal moça, veio a se precipitar do apartamento desse pastor, esfacelando-se lá embaixo e agora se encontra entubada e a beira da morte no hospital.

Tudo nessa historia parece ser diabolicamente fantástico exceto por algumas particularidades.

Em meio a todo esse caos neo pentecostal, não se pode dizer jamais que Deus ficou na dele, deixando tudo rolar. Não, não se pode mesmo. Muitos crentes sérios que faziam parte da liderança dessa igreja foram embora, deixando para trás não só seu pastor, mas seu amigo. Eu disse muitos. Alguns deles eu conhecia pessoalmente e posso afirmar que era gente maravilhosa, um deles além de ser da liderança era um admirador de seu pastor, sempre esteve ao lado dele desde a adolescência, mas não suportou ao ver os fundamentos de sua fé serem abalados e preferiu seguir a Deus do que ao homem. Fez muito bem.

Eu do lado de fora há tempos percebo o caos que tomava conta das vidas dessas pessoas e não tinha dúvida que uma tragédia era eminente. Era claro como a luz da aurora, evidente, tanto pelas heresias quanto pelo êxodo dos fieis escudeiros do pastor.

Por que ele não percebeu? Porque é homem e obstinado por aquilo que achava ser determinação de Deus, se deixou cegar. Não é preciso um CSI espiritual pra encontrar as evidencias dessa morte espiritual, elas são muito claras para nós que estamos de fora. Aos que estavam dentro, faltou a humildade de manter os pés no chão e não se acharem tão especiais ao ponto de serem escolhidos por Deus para trazerem um novo evangelho. Falo em humildade com plena certeza de que muitos tentaram adverti-los do caminho de morte que eles estavam seguindo, mas eles se negaram a ouvir os que os amavam e amavam a Cristo. Preferiram ouvir a voz da vaidade, da arrogância de se acharem melhores, especiais, o mesmo tipo de voz que um dia tentou se levantar no céu, mas só teve tempo de gritar enquanto caia firmamento abaixo.

Outro erro fatal foi o do isolamento. O pastor dessa igreja se distanciou dos outros pastores e toda vez que isso acontece os motivos são malignos. Um pastor precisa de oração, de amizade, de critica, de análise, precisa prestar contas também, pois não é super-heroi, é suscetível a falhas como qualquer um.

Jim Jones, conhecido como "o pastor do diabo", levou ao suicidio 913 pessoas em 1978, que juntas após seu último sermão, ingeriram cianeto e fizeram também o ingerir seus filhos e netos. Morreram homens, mulheres e crianças, incluindo Jim que se suicidou com um tiro da cabeça.

A parte mais triste é que Jim nem sempre foi assim. Começou bem, mas se desviou no meio da corrida, se isolou, se achou especial e fundou uma seita.

Que Deus nos mantenha com as toalhas na cintura e restaure esse homem, sua família e todos os feridos incluindo a moça. Que ela se restabeleça e finalmente receba o verdadeiro Jesus em seu coração.

Naldinho.

4 comentários:

  1. Brother, que história cabeluda! Muito trsite.
    Pena pensar que isso não é uma excessão, mas está mais para uma constante.
    Gente beirando a insanidade (ou imerso nela) e fazendo coisas cabeludas quanto ao evangelho na tevê, o "folclore abominável" dos homens sendo absorvido pela "igreja" e a venda ao acesso a "deus".
    Sempre repudiei esses "neo-algumacoisa" e suas farsas apocalípticas. Sempre disse, e continuo acreditando severamente, que há no ântrio de profanação desses abomináveis, gente carente de Deus, enganada e subjulgada pelos enganos destes que tomam do nome de Jesus para promover a si mesmos.
    Mas é bem verdade o que alguém mais sábio que nós já havia escrito há milênios atrás:
    "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas". - 2 Timóteo 4:3,4
    Deus tenha misericórdia. Que mantenhamos a sobriedade.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos dê graça e sabedoria para permanecermos na humildade que Ele nos deu... que tudo em nossas vidas aponte somente para Ele, autor e consumador de nossa fé!

    ResponderExcluir
  3. Que B.O. heim!!!Que possamos sempre manter nossas mentes e corações ligados apenas em Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um grande problema na igreja de Cristo. Pessoas que acham que "receberam uma revelação especial da parte de Deus", veja os casos de Rene Terranova, Valnice Milhomens, que com suas "revelações" construiram "doutrinas" que Deus "mandou" sobre como a igreja Dele deve funcionar! Construir doutrinas? É brincadeira...

    ResponderExcluir