quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Quando é preciso ferir
“ Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.” (Hebreus 11:6-8)
Existe uma diferença entre ferir e prejudicar que precisamos entender.
Um cirurgião precisar cortar, ferir o paciente para que possa cura-lo. Ele o machuca, mas não o prejudica. Muito pelo contrário.
Temos sobre nós uma forte inclinação a pensar no amor apenas como um sentimento por causa de nossa cultura secular. Mas, o amor é mais do que isso, ele é obediência. Jesus morreu por nós antes mesmo de podermos responder a esse amor. Seu desejo sobre o amor é bem claro “AME o próximo” é uma ordem, não um pedido.
Os sentimentos são maravilhosos, mas às vezes na questão da obediência podem nos atrapalhar e muito. Por exemplo: Temos facilidade em amar aqueles que se parecem conosco, que tem os mesmos gostos, as mesmas afinidades e principalmente aqueles que correspondem aos nossos sentimentos. Porém, temos uma dificuldade enorme acrescida de uma indisposição brutal quando o assunto “Amar” se refere a pessoas que não nos correspondem, que não temos afinidade, etc.
Dificuldade não é desculpa para desobediência. Amar é uma ordem! Requer disciplina, boa vontade, superação, humildade, consciência cristã e sofrimento. Mas vamos nos alegrar! Jesus é o único que consegue fazer com que sofrimento seja transformado em glória! Sim, Deus não troca glória por sofrimento, mas transforma sofrimento em glória. E aqui na terra é o único lugar que podemos experimentar ambos.
No Inferno há sofrimento, mas não há glória. No Céu há Glória, mas não há sofrimento. Somente aqui na terra podemos experimentar os dois.
A Cruz Romana não continha beleza alguma, honra alguma, gloria alguma até Jesus se entregar a ela voluntariamente por amor a nossas vidas.
Os discípulos no caminho de Emaus não entenderam esse conceito de sofrimento e glória. Por causa disso estavam desencorajados e frustrados. Quando Jesus os encontrou esclareceu-lhes:
"Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?" (Lucas 24 : 26)
Sobre o amor em condições difíceis a bíblia também nos diz:
"Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos." (Provérbios 27 : 6)
Isso é o amor firme, amor que por muitas vezes precisa superar sentimentos contrários. Amor de um amigo que como nos versos acima precisa “ferir” o outro amigo com a verdade para que este encontre a cura. É dolorido, mas não é prejudicial. Há uma distinção clara que precisa ser feita entre o ferir e o prejudicar. Porque assim como verdade sem amor é apenas brutalidade, amor sem verdade é hipocrisia pura.
- Moisés exercitou esse amor quando levou os Hebreus a encararem seu monstruoso pecado após construírem o bezerro de ouro.
- José exercitou esse amor quando voltou a encontrar seus irmãos e os trouxe pouco a pouco e pacientemente ao arrependimento e confissão.
- O Pai do filho pródigo demonstrou esse amor ao permanecer em casa, no seu lugar em vez de ir atrás do filho quando esse escolheu ir embora. Esperar pelo filho exigiu do pai um sofrimento incrível que Deus transformou em glória!
Em todos esses casos há feridas, machucados... Mas, em todos eles houve disciplina, cura, salvação, perdão e amor.
Jesus nos ensina a viver uma vida cheia de graça e verdade. Um perfeito equilíbrio.
-Davi beijou Absalão quando deveria disciplina-lo. Absalão se tornou um tirano, fez uma revolta contra o pai, o expulsou do trono e o perseguiu, na perseguição encontrou a própria morte.
Davi evitou o ferir e acabou por prejudica-lo.
Que Deus nos conceda coragem para amar plenamente, com toda graça e verdade!
Naldinho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É vero! É realmente difícil a arte de separar o ferir e o prejudicar. Só mesmo Deus com Sua Graça poderá nos orientar e nos ensinar a amar verdadeiramente o nosso irmão.
ResponderExcluir