domingo, 24 de julho de 2011

“Servindo a Deus segundo seus termos” (parte 1- Temor)


"Agora TEMAM o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.” (Josué 24 verso 14)

Nosso encontro com Jesus deve ser algo transformador. Ninguém tem um encontro com Deus e permanece o mesmo. Ter Jesus no coração é muito mais do que uma declaração e um levantar de braços, é preciso mudar a direção para se tornar um servo eficaz e isso significa servir Jesus como ele deve ser servido e não como nós achamos que ele deva ser servido. Nesse texto de Josué 24, Josué dá três exemplos de como devemos servir ao Senhor segundo seus termos.

1) Com Temor – Ninguém deve se sentir ameaçado na presença de Deus. Sabemos que Jesus nos fez seus amigos, mas isso não faz de nós iguais a Jesus ao ponto de negligenciarmos a reverência a Ele como Deus. Não podemos servir ao Senhor sem temê-lo. Não posso nem dizer que amo o Senhor se eu não o temo, porque temê-lo é respeita-lo e isso inclui odiar aquilo que ele odeia.

O temor do Senhor é uma espécie de blindagem que recebemos de Deus. Quando o temos estamos no mínimo um passo para trás do pecado, quando não o temos estamos no mínimo enfrentando o pecado, e as chances de fracassarmos aumentam substancialmente.

Exemplo: Uma pessoa com temor a Deus não entrará numa balada onde a música é horrível, a prostituição existe e as drogas se fazem presentes. Uma pessoa sem o temor de Deus entrará ainda que pensando poder entrar e sair imaculado de um lugar como esse. “Ah, eu só vou conversar com uns amigos”. Isso é uma tolice, pois ela estará cercada de perigos sem necessidade, e uma vez lá dentro ela já se trajou automaticamente da aparência do mal. Ainda que seja só aparência, a bíblia é clara quando no diz para estarmos longe disso.

O temor santo manifesta-se antes de nos levar à atividade. O temor santo tem medo de envolver-se no erro, de negligenciar seus deveres e de cometer pecado. Ele teme as más amizades, conversas tolas, e atitudes contrárias a conduta Cristã.

Salomão escreveu: “Feliz o homem constante no temor de Deus - Provérbios 28.14”

O rei Salomão experimentou em sua vida tanto o mundanismo quanto o temor de Deus e somente em um ele encontrou a verdadeira felicidade.


Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário