segunda-feira, 25 de julho de 2011

"Servindo a Deus segundo seus termos" (Parte final – Deixando os falsos deuses)


"Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. JOGUEM FORA OS DEUSES QUE OS SEUS ANTEPASSADOS ADORARAM do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor.” (Josué 24: 14)

É claro que nos tempos de Josué, os deuses eram representados por imagens, mas essas imagens eram a representação de um conceito. E o interessante é que a historia comprova que apesar de pequenas mudanças, como nomes, através das gerações os homens vem servindo os mesmos deuses até hoje. Pequenos detalhes mudam, mas na essência os deuses são os mesmos há gerações.

Um deus é qualquer coisa que domine sua vida ou qualquer coisa pela qual você vive. Deixe-me formular uma pergunta: Qual a primeira coisa que vem a sua mente quando você acorda ou qual a ultima coisa que você pensa quando fecha seus olhos?. Qualquer que seja sua resposta, preste atenção, pois esse é o seu deus.

Todos nós fomos chamados para fazer do Senhor nosso Deus e servi-lo. Jesus disse: "E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (Lucas 10 : 27)

Se eu quiser cumprir esse mandamento eu tenho que me livrar de tudo que me absorve a vida ao ponto de se tornar, um deus. Eu tenho que me livrar desses deuses que venho trazendo desde meus antepassados. Eles são deuses aos quais o homem tem servido a gerações: O homem tem servido aos deuses do sucesso, da fama, do conhecimento, do poder, das riquezas, do sexo, dos prazeres. Esses são temas antigos, e como é dito na palavra de Deus “Não há nada de novo debaixo do sol”(Ec.1:9). Basicamente são os mesmos conceitos que as pessoas vem servindo através dos séculos até os nossos dias.

As vezes eu observo homenagens a algumas pessoas na tv, e quando escuto sobre o que a pessoa foi e o que ela fez em vida eu realmente admiro. Muitas dessas pessoas empregaram suas vidas em ter sucesso, riqueza, fama, etc. Elas realmente empregaram todas as suas forças em viver bem, e muito desses feitos são considerados bons, mas bons servos nem sempre são bons mestres. Por exemplo, uma pessoa que trabalha duro a semana toda e depois de um tempo consegue ter um dinheiro a mais, é algo honrado, desde que o dinheiro seja um servo dela e não um Senhor. Se ela apenas trabalhou, deixando Deus e sua família de lado, o dinheiro se tornou Senhor da vida dela e não um servo, e isso é péssimo! Tudo que ela buscou a vida inteira foi a realização de algo temporário.

Quando entendemos qual é o verdadeiro lugar do sexo, do trabalho, do dinheiro, do sucesso, entendemos que eles não podem estar a frente de Deus, fora dos termos de Deus. Nosso objetivo é servirmos a Deus com quem estaremos na eternidade.

Não é interessante pensarmos que aqueles que passaram a vida servindo ao deus do prazer, no final terão também o fim do prazer, ao ponto que aqueles que adoraram a Deus sobre todas as coisas e de forma correta, trabalharam, estudaram, casaram, etc. tiveram prazer nessa vida e terão muito mais depois com Deus. Tudo isso porque fizeram do prazer pessoal um servo e não um Senhor. Isso não é maravilhoso?

É tempo de compreendermos isso e de nos reforçarmos na fé do caminho que estamos, e para aqueles que perderam um pouco o norte da caminhada, esse é o tempo de voltar a por os olhos no alto e o coração em dedicação ao Deus verdadeiro.

Vamos declarar como Josué: Eu e minha casa serviremos ao Senhor! (Josué 24:15)


Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário