segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Aprendendo a ouvir o "Não" de Deus.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade. (Salmo 84:11)
O Senhor é um sol para nos aquecer e um escudo ou, literalmente, sombra para nos proteger. A graça é imerecida, favor imerecido. Glória, em hebraico, significa "substância" ou "peso." Que combinação dinâmica: a substância da glória e do dom da graça!
Se ando com o Senhor ainda que não perfeitamente, mas simplesmente meu coração está certo eu posso estar absolutamente seguro de que não há uma coisa boa que ele irá recusar a mim. Nós fazemos os nossos pedidos a ele. Falamos sobre as coisas com ele. Nós lançamos nossas preocupações sobre ele. E podemos ter absoluta certeza que tudo o que desejamos virá ao nosso encontro – se o que desejamos for bom para nossa vida. Se ele não vem ao nosso encontro, simplesmente significa que não é verdadeiramente bom.
Mesmo o tendo adorado, Jesus percebeu que Salomé tinha outro objetivo. Imagino-o com um sorriso no rosto e um brilho no olhar, quando Ele disse a ela: "Diga-me o que você quer. "
"Os meus dois meninos, Tiago e João, vão estar a sua direita e esquerda quando vieres no teu reino?" Salomé perguntou.
Jesus olhou para ela e disse: "Eles podem beber o cálice que Eu bebo e serem batizados com meu batismo?"
Tiago e João responderam: "Sim" (Mateus 20:20-22).
Alguns dias mais tarde, aos pés da Cruz, Salomé deve ter ouvido o ladrão dizer a Jesus: "Senhor, lembra-te de mim quando Tu entrares no teu reino" ( Lucas 23:42).
E quando Jesus disse: "Hoje estarás comigo no paraíso", sua resposta deve ter batido como uma tonelada de tijolos nos ouvidos e coração de Salomé. Não admira que ele não concedeu o seu pedido. Ela foi, sem saber, pedindo que seus filhos fossem crucificados à sua direita e à esquerda.
Se você está orando e as coisas não estão acontecendo, tenha consciência que o Senhor vê o que você não vê e sabe o que você não pode saber. Lembre-se de Salomé e confie nele para fazer o que é melhor para você.
Muitas vezes o "Não" de Deus só quer dizer: "Não queira se machucar"
Naldinho
sábado, 13 de agosto de 2011
Alta Conexão
Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. (Colossenses 3 : 1)
O grande desafio da prática do cristianismo não é feito na igreja e sim fora dela. É na igreja onde temos comunhão com irmãos do corpo local e recebemos o pão revigorante da palavra do Senhor. Mas, o desafio começa mesmo quando saímos de lá e vamos para casa, para a faculdade, trabalho, etc.
Eu amo isso porque dentro da igreja é como se nós estivéssemos conectados a cabo, como acontece com um computador. Tudo está perto e todo o ambiente favorável a adoração e a comunhão está facilitado. Ou seja: conexão ótima! Mas, na rua não tem cabo, a conexão tem que ser sem fio!
O roteador é aquele aparelho que faz com que o sinal seja capitado em vários ambientes da residência sem cabo. Há algum tempo eu comprei um porque queria levar o computador para a sala onde estudo que fica do lado de fora da área da casa, no quintal. Eu tinha um lugar que julgava ser perfeito, uma caixinha de madeira onde todos os fios do aparelho, mais o da TV ficariam bem escondidos a cerca de um metro do chão. Como não sou um cara muito especializado nessa área eu não sabia que quanto mais alto você deixar o roteador melhor. A TV, o DVD, e outros aparelhos eletrônicos interferem no sinal do aparelho roteador, sendo assim, se deixarmos ele acima de todos o sinal ficará melhor. Meu computador a principio mal capitava o sinal a 2 metros do roteador. Depois que mudei o aparelho para cima do guarda roupa...”PA-PARAAAAMMMMM!!!!!” Funciona em toda a extensão da casa, em todos ambientes e inclusive no quartinho de estudos!
Quando li este verso, lembrei que nossa vida também é assim. Embora o desafio do nosso cristianismo deva ser pratica-lo em todo ambiente. Precisamos entender que estando no meio secular, em meio às pressões, cobranças, falta de Jesus no coração das pessoas e nossas próprias limitações, pouco a pouco a nossa conexão com Deus pode ser afetada e se não agirmos depressa não iremos conseguir lavar os pés das pessoas, ou pior ainda, vamos ajudar a suja-los. Cada um de nós deve observar como estamos nos comportando, como estão nossas atitudes com relação as pessoas ao nosso redor; como estamos encarando as dificuldades diárias. Caso a nossa conexão esteja com problemas, devemos nos retirar o quanto pudermos para buscar o alto e mudar a posição do nosso “Roteador espiritual” que é a nossa mente. Precisamos de uma boa conexão com Deus; De uma clara e abundante sintonia com o Espirito Santo do Senhor! Quando deixamos de nos encher com o Espirito de Deus, com sua palavra, com sua vida é como se nosso aparelho estivesse no chão, em um nível de baixa sintonia e com muitas interferências.
Analise a si mesmo e não tenha receio de parar o que está fazendo para um tempo de busca ao provedor mais poderoso de todos: Jesus!
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Naldinho
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Trocando passes com Deus
"Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (I Pedro 5 : 6- 7)
Lançar é o mesmo que rolar. É como pegar seus problemas, suas ansiedades, suas dificuldades e literalmente rolar para Deus. Mas, você pode pensar “ Eu já fiz isso! Durante um tempo funcionou mas voltei a ter problemas”. Ok, preste atenção porque eu vou te dar a solução “Lance de volta para Deus”.
Se existe alguma palavra que as crianças aprendem rápido é bola. Meu filho foi mais ambicioso e pulou “Bola” pra “Gol” direto. Ele ama jogar bola comigo. Eu sempre levo ele pro quintal e fico lá brincando de futebol ou vôlei, não importa, porque meu objetivo não é jogar bola, e sim estar com meu filho. Eu amo estar com ele. E se a bola o ajuda a se relacionar comigo, tudo bem...vamos jogar!
Talvez tudo que Deus queira nesse momento é fazer mais parte de sua vida. É estar com seu filho (a) querido (a) e a única forma que ele percebeu que você compreende é quando você tem uma “Bola de problemas” nas mãos.
Se as coisas andam mal pro seu lado faça o seguinte: Você vá até seu quarto, fale com Deus, se derrame diante do Senhor. Se não entende o que acontece em sua vida, fale com ele! Lance a bola dos problemas, ansiedades e aflições aos pés de Deus. Se pecou, pisou na bola, se arrependa; peça perdão e dessa forma também lance sua bola aos pés do Pai. Caso depois de algum tempo de alivio, a vida começar a ficar difícil novamente, não se assuste só porque a bola voltou. Talvez isso seja apenas um sinal de que você anda distante do Senhor e Ele deseja se aproximar seu filho (a) amado. Portanto, aproxime-se também e Lance pra ele novamente!
Isso é relacionamento com Deus.
Naldinho.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Você tem sede de que?
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo...” (Salmo 42:1-2 a)
Talvez Davi tenha visto uma corsa bebendo agua de um pequeno e raro córrego no meio do deserto. Pode ser que esse tenha sido o sinal que levou a meditar “É exatamente assim como eu me sinto. Meu coração está sedento. Minha alma anseia por Deus”.
Augustinho disse uma vez: “Nossos corações estarão sempre inquietos até encontrarem descanso em Deus”
Embora nem todos possam estar conscientes disso, a verdade é que, Deus é o que cada alma anseia. Esse é o porque de Jesus ter dito que aquele que bebesse da agua que ele desse nunca mais teria sede novamente. ( João 4:14)
Algumas vezes, tarde da noite, eu irei pensar: “Eu anseio por algo. Então eu vou a cozinha e faço um ou talvez dois mixtos quentes. Depois percebendo que só aquilo não me satisfez, não me aquietou, eu ligo a TV e assisto um noticiário, ou abro um livro. Mas, quando eu finalmente me dou conta, eu desligo a TV e ponho os mixtos de lado e digo “Senhor, o que eu realmente preciso é de estar perto de ti” E então, certo como 2 e 2 são 4, eu fico verdadeiramente satisfeito e completo.
Se você está com sede talvez seja porque você anda bebendo em bares, tentando encontrar satisfação no mundo. Corra para o Senhor. Beba Dele. Aproxime-se dele e ele irá se aproximar de você também. Essa não é uma promessa minha, mas Dele.
“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” (Tiago 4:8)
Naldinho
domingo, 7 de agosto de 2011
O Desespero
“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” (Salmo 23:1)
Existe coisa mais estúpida do que se meter em um roubo a banco? Sabemos que cedo ou tarde quem se envolve nisso acabará atrás das grades. Então porque algumas pessoas se envolvem nisso?
Existe algo mais insensato do que se enveredar pelo caminho das drogas? Sabemos o fim de tantas pessoas que acabam roubando, matando e enlouquecendo por conta disso. Então porque em todo mundo existem milhares de pessoas que se envolvem nisso?
Eu só vejo uma resposta: DESESPERO. Pessoas desesperadas fazem coisas que normalmente não fariam.
Abraão havia recebido uma promessa de Deus de que ele e sua esposa Sara seriam pais apesar de Sara ser estéril. Mas, depois de algum tempo esperando, a pressão externa e pessoal fez com que Sara se achasse velha demais para ter um filho MESMO QUE DEUS ASSIM QUISESSE. Ela e seu marido haviam ganhado uma escrava Egípcia que se chamava Hagar, e Sara teve uma ideia mirabolante daquelas que somente o desespero pode nos dar. Ela sugeriu ao marido que se deitasse com a escrava e o filho da escrava seria o filho dos dois. Se você é mulher e está lendo esse blog me responda: Quando uma mulher em estado normal faria uma coisa dessas? NUNCA! Mas, o problema é que...
Pessoas desesperadas fazem coisas que normalmente não fariam.
Todos nós sabemos o que acontece depois na historia. Uma sucessão de transtornos causados por atitudes carnais. Quando não conhecemos Deus, ou quando simplesmente deixamos de esperar em Deus, começamos a pensar demais e confiar nas nossas “incríveis estratégias” sem lembrarmos o que Deus nos alerta em sua palavra.
"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3 : 5)
Por que uma mulher cristã solteira se envolveria com um homem não cristão, e deixaria de esperar no Senhor?
Por que um homem cristão se envolveria em negócios ilícitos para comprar um carro novo?
Por que uma adolescente se rebelaria contra os pais que tanto a amam somente para se tornar popular na escola?
A resposta é o desespero. Pessoas desesperadas fazem coisas que normalmente não fariam.
O desespero é a falta de controle de uma determinada situação. Mas, como eu poderia perder o controle da situação se o controle da situação não deveria estar nas minhas mãos?
"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37 : 5)
Se nunca entregou, entregue. Se você é alguém que já entregou, mas por algum motivo, deixou de depender totalmente de Jesus, volte a entregar TODA a sua vida e TODAS as suas lutas nas mãos do Bom pastor. Ele lhe defenderá.
"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8 : 31)
Como a própria palavra já diz: Desespero é falta de esperança, é não poder esperar mais...Mas aqueles que tem Deus como Senhor, confiam Nele e Nele esperam.
"Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança." (Salmos 62 : 5)
Naldinho
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Salvos e não salvos - pecadores e pecadores
"Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros." (Tito 3 : 3)
Quando o profeta Natan vem até o rei Davi e lhe conta uma história sobre um homem que sendo dono de muitas ovelhas roubou a única ovelha de outro, o rei ficou indignado e quis ele mesmo condenar rapidamente o suposto homem, sem se lembrar de que o profeta fazia uma analogia sobre a própria história do rei, o qual mesmo tendo centenas de mulheres, ainda assim tomou a mulher de seu soldado e depois o matou. (2 Samuel 12). Quando o profeta traz à tona a “revelação” para Davi de que a analogia se referia a ele, o rei se conscientiza e se vê livre da cegueira do pecado encarando a realidade.
As vezes na vida agimos como Davi, temos pouca paciência com os que estão ao nosso redor. Somos rápidos em identificar os problemas e as falhas, e mais velozes ainda em julgar. Graças ao bom Deus pela bíblia e louvado seja o Senhor pela revelação de homens como Paulo, que se identificava como o pior dos pecadores e nos lembra em versos como esse de como éramos e quanta paciência o Senhor teve conosco esperando pelo dia em que respondemos a sua doce voz.
Precisamos de homens usados por Deus como Paulo para nos lembrar de que não fomos salvos por causa de nossa bondade, inteligência, conhecimento, caridade, educação, generosidade ou qualquer outra boa obra. Tudo foi pela graça e pela misericórdia do Senhor, portanto lembrar como éramos deve nos fazer mais humildes e pacientes com os que nos cercam. Salvação não é nada sobre mim, e tudo sobre Jesus.
É duro ver familiares e amigos “abraçando” o pecado como se fosse algo natural e certo, mas a verdade é que como Saulo de Tarso, eles estão cegos e precisam da graça de Deus em seu caminho para fazê-los enxergar sua condição. Foi a graça que derrubou Saulo no caminho de Damasco e não uma espada mau amolada como aquela que desembainhamos quando nosso vaidoso zelo nos cega de ira e nos colocamos a frente de Deus, julgando os pecadores como se não pecássemos mais, ou pior ainda como se nunca tivéssemos pecado antes.
Que a nossa ira seja contra o pecado e nunca contra o pecador. Que a lucidez nos alcance e o amor de Deus arrebate nossos corações.
"Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." (Zacarias 4 : 6)
Naldinho
terça-feira, 2 de agosto de 2011
"Segurança"
“Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas” (Salmo 17:8)
Os registros das escrituras mencionam que, mesmo em um "deserto cheio de uivos," Deus manteve Jacó, como a menina dos seus olhos (Deuteronômio 32:10). Aqui, Davi pede que a proteção de Jacó seja estendida a ele.
A menina dos olhos é a pupila. A ciência nos diz que o reflexo que protege o olho é o mais rápido reflexo no corpo. Quando há perigo que venha contra seu rosto, ele irá se fechar em 1 décimo de segundo. E a velocidade com que a pálpebra se fecha para proteger o seu olho é a velocidade com que o Senhor protege os Seus filhos.
Uma águia faz um ninho enorme; ovos são colocados e o pequeno filhote águia nasce. Dia após dia, ele cresce até que mamãe Águia levanta vôo do ninho carregando o pequeno filhote. De repente mamãe o solta de uma altura incrível. Gritando e agitando freneticamente suas asinhas, o pequeno filhote acha que está morrendo enquanto cai, centenas de metros, indo para destruição certa nas rochas lá em baixo. Mas naquele momento, Mamãe mergulha rapidamente e captura o pequeno filhote, e coloca-o de volta no ninho. Tão logo o filhote sinta o acalmar da Mamãe ela o empurra do ninho novamente. Irritado e chateado, o filhote cai novamente. E novamente, logo antes da morte certa, mamãe está lá, o recolocando sobre as suas asas. O processo é repetido até que algo aconteça - até que em vez de ser ferido o filhote começa a voar.
"Eu não vou deixá-lo bater no chão", diz o Senhor para nós. "Mas eu vou derrubar seu ninho de vez em quando porque eu quero te ensinar a voar."
Naldinho
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
"Simples assim"
Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim?
Até quando esconderás de mim o teu rosto?
Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia?
Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim?
Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: "Eu o venci", e os meus adversários festejarão o meu fracasso.
Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.
(Salmo 13 versos de 1-6)
Em seis versos Davi vai do lamento ao canto, da tristeza a benção. Como? Orando! Simplesmente orando. Sentindo-se abandonado e perseguido ele ora e nesse periodo o Senhor lhe encontra.
Penso que muitas vezes acreditamos nas mentiras do inimigo: “Não pode ser assim tão simples. Levará muitos meses de oração até que se consiga vencer a depressão, o vicio ou determinada situação” Mas esse salmo nos ensina algo diferente. Não foi preciso escrever nem seis versos para que Davi já encontrasse alivio e vitória para sua aflição.
"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos." (Mateus 6 : 7) Disse Jesus aos discipulos. E, para enfatizar isso ensinou aos discipulos um modelo de oração bem simples logo a seguir (Mateus 6:9-13)
Um ano mais tarde, os discipulos foram ter com Jesus e lhe pediram que lhes ensinasse a orar (Lucas 11:2-4). Sem dúvida eles haviam pensado que o primeiro modelo que Jesus lhes ensinou era bom, mas era algo para iniciantes. Agora que eles tinham andado mais com Ele desejavam outro patamar de oração, algo mais complexo. O que Jesus fez? Deu-lhes a mesma oração que já havia dado com apenas uma pequena diferença: Jesus Havia ENCURTADO a oração em algumas palavras. Essa cena em minha mente é muito engraçada. Imagino-os esperando por volumes de anotações trazendo complicadas palavras de efeito, mas no brilho dos olhos do mestre eles devem ter encontrado a conclusão: “É mais simples do que vocês pensam”
Como Davi descobrimos que não importa quão grave e sufocante seja a situação. Basta nos afastarmos, orarmos e o Senhor nos atenderá. Se perguntarmos a Ele, se formos a Ele com sinceridade, Jesus nos encontrará.
O velho ditado que diz que “A oração muda todas as coisas” é verdade! Mas a coisa principal é que a oração nos muda.
Naldinho
Assinar:
Postagens (Atom)