segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"Simples assim"


Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim?
Até quando esconderás de mim o teu rosto?
Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia?
Até quando o meu inimigo triunfará sobre mim?
Olha para mim e responde, Senhor meu Deus. Ilumina os meus olhos, do contrário dormirei o sono da morte; os meus inimigos dirão: "Eu o venci", e os meus adversários festejarão o meu fracasso.
Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação. Quero cantar ao Senhor pelo bem que me tem feito.

(Salmo 13 versos de 1-6)


Em seis versos Davi vai do lamento ao canto, da tristeza a benção. Como? Orando! Simplesmente orando. Sentindo-se abandonado e perseguido ele ora e nesse periodo o Senhor lhe encontra.

Penso que muitas vezes acreditamos nas mentiras do inimigo: “Não pode ser assim tão simples. Levará muitos meses de oração até que se consiga vencer a depressão, o vicio ou determinada situação” Mas esse salmo nos ensina algo diferente. Não foi preciso escrever nem seis versos para que Davi já encontrasse alivio e vitória para sua aflição.

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos." (Mateus 6 : 7) Disse Jesus aos discipulos. E, para enfatizar isso ensinou aos discipulos um modelo de oração bem simples logo a seguir (Mateus 6:9-13)

Um ano mais tarde, os discipulos foram ter com Jesus e lhe pediram que lhes ensinasse a orar (Lucas 11:2-4). Sem dúvida eles haviam pensado que o primeiro modelo que Jesus lhes ensinou era bom, mas era algo para iniciantes. Agora que eles tinham andado mais com Ele desejavam outro patamar de oração, algo mais complexo. O que Jesus fez? Deu-lhes a mesma oração que já havia dado com apenas uma pequena diferença: Jesus Havia ENCURTADO a oração em algumas palavras. Essa cena em minha mente é muito engraçada. Imagino-os esperando por volumes de anotações trazendo complicadas palavras de efeito, mas no brilho dos olhos do mestre eles devem ter encontrado a conclusão: “É mais simples do que vocês pensam”

Como Davi descobrimos que não importa quão grave e sufocante seja a situação. Basta nos afastarmos, orarmos e o Senhor nos atenderá. Se perguntarmos a Ele, se formos a Ele com sinceridade, Jesus nos encontrará.

O velho ditado que diz que “A oração muda todas as coisas” é verdade! Mas a coisa principal é que a oração nos muda.

Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário