terça-feira, 13 de março de 2012

Medindo o crescimento espiritual


De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

Hebreus 5:12-14


Os humanos são criaturas estranhas. Corremos mais depressa quando perdemos o caminho. Em vez de fazermos uma pausa para nos orientar, batemos de um lugar para o outro. Três palavras descrevem os nossos dias: Pressa, preocupação e isolamento.

Nessa competição chamada vida, quando a premência do tempo nos pressiona, precisamos parar e nos orientar. Necessitamos descobrir que o Senhor é Deus. Que ele seja exaltado, pois está conosco, e é nossa fortaleza.

Lembra-se dos anos em que sua mãe marcava a Lápis, numa parede especial, o lugar onde sua cabeça alcançava, para saber o quanto você crescia a cada ano? Eu tenho uma marcação dessa que faço com meu filho e em breve devo fazer com outra para minha filha. É muito bacana ver que de repente as crianças tem “surtos” de crescimento.

Uma vez na casa de um amigo, estávamos medindo o crescimento do filho dele, e depois de medir, riscar o muro da casa e bater palmas pra nova altura do garotão, o filho de meu amigo perguntou para ele “Papai, você não vai se medir para ver o quanto cresceu?” Todos riam, e ninguém pensou em outro crescimento senão o físico, mas eu pensei em outra coisa...e se nos importássemos com o nosso crescimento espiritual anual?. Será que continuamos crescendo, como foi no começo de nossa caminhada?

Deus usa muitos meios para nos ajudar a crescer. Desconheço um jeito para o crescimento instantâneo. Nunca conheci alguém que tenha se tornado instantaneamente maduro. Deus nos faz atravessar um processo meticuloso que inclui coisas como esperar, falhar, perder e não ser compreendido – Cada uma delas exigindo doses maiores de perseverança. Em seu crescimento espiritual, onde estão as marcas na parede da vida? Onde você se encontra em relação ao ano passado? E em relação à última década?

O crescimento cristão resulta de uma atitude radical, da dedicação corajosa e perseverante àquilo que você ouve e obedece.

2 comentários:

  1. Meditação simples, mas ao mesmo tempo profunda! Que Deus continue te abençoando irmão!

    ResponderExcluir
  2. Publicado este texto no meu blog: Cinema, Arte e o Evangelho Contemporâneo... http://cinemartevangelho-michel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir