segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens.


1 Joao 2:16
Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo

Minha irmã tem um cachorro chamado Napoleão. Um dia comecei a ensina-lo a ser disciplinado e isso consistia em jogar uma bolacha ou qualquer coisa no chão para ele. No entanto ele só deveria pegar aquilo quando eu dissesse para faze-lo. O engraçado é que ele virava a cara para longe da bolacha e ia para outro cômodo afim de resistir a tentação de come-la. De longe ficava esperando eu chama-lo, então quando ouvia que estava liberado, vinha correndo comer sua bolacha. Esse comportamento me ensina muito a respeito de como lidar com a tentação, seja ela qual for.

Em primeiro lugar devemos saber que as “provações” são dificuldades impostas em nossa vida, que uma vez superadas nos fazem crescer, nos desenvolvem como seres humanos e nos aprovam como cristãos.

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
Tiago 1:12


Porém a tentação é sempre a nossa ganância agindo contra nós mesmos, para nos atrasar, derrubar, reprovar. Como também nos ensina Tiago:

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus". Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Tiago 1:13-14


Isso acontece desde que o mundo é mundo. Com Eva foi exatamente assim.

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que a comeu também. Genesis 3:6

1-Agradavel ao paladar (cobiça da carne)
2-Atraente aos olhos (cobiça dos olhos)
3- Desejável para dela se obter discernimento (Ostentação de bens, poder).

Satanás tentou usar a mesma estratégia com Jesus em Mateus 4. No meio do deserto, com Jesus há quarenta dias sem comer ou beber, ele vem com suas “propostas”

1-Satanas tenta fazer com que Jesus transforme pedras em pães ( Cobiça da carne)
2-Leva Jesus a um monte e mostra os reinos que poderiam ser dele (cobiça dos olhos)
3-Tambem o tenta a provar ser Deus, se jogando do pináculo (Orgulho, ostentação, poder)

Só que com Jesus, meu amigo, não tem dessas, ele perdeu feio. A todas as propostas Jesus respondeu com a própria palavra de Deus. Rejeitou e expulsou Satanás de sua presença.

O Homem perdeu a guerra contra satanás no melhor lugar da terra: O paraíso. Jesus venceu satanás no pior lugar da terra: O deserto.

Estratégias práticas para guerra:

1-Contra a cobiça da carne:

1 Cor 9:27
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.


A disciplina moral não surtirá efeito contra a carne, mas sim a espiritual. Já que é cristo que vai nos revestir de poder, devemos ser focados em busca-lo. Paulo buscava o alto. Buscava a Deus e seu espirito que o capacitava para as batalhas diárias.

2-Contra a cobiça dos olhos:

Salmo 101:3
Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim
.

Podemos sim, nos precaver de muitas coisas. Sabemos que naquele determinado horário ou programa de TV, só tem porcaria. Sabemos que naquela “rodinha” não sai coisa boa. Sabemos que naquele lugar nada acontece de bom.

3-Contra o Orgulho e a ostentação de riquezas e poder

Filipenses 2: 5 - 7
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens.


A todo o momento Jesus se fez servo. Da mesma forma nós podemos fugir do orgulho e da ostentação nos humilhando com alegria e mantendo nosso ego sobre controle. Tendo para nós uma vida honesta e simples com aquilo que realmente precisamos.

Tiago 4:7
Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

Naldinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário