quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Uma lição sobre adoração


Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.

João 12:3



Ao fim dessa passagem Jesus diz que onde quer que o evangelho fosse pregado, seria contada essa história, a história de uma mulher que quebrou tabus, preconceitos e suposições porque antes de tudo quebrou seu coração. Assim como a mesma passagem descrita em Marcos 14:3 nos diz que ela quebrou o recipiente de alabastro para derramar o perfume, Maria irmã de Marta e Lázaro também quebrou seu coração, pois só assim poderia ter empreendido tamanho feito. Uma lição sobre adoração.

CS Lewis disse sobre essa história que “o derramar do perfume de Maria é o derramar de nossos corações sobre Jesus.” O quebrar do frasco de alabastro é o quebrar de um coração e esse é a representação mais clara da humildade. A aparência externa do quebrantamento é a humildade. O Orgulhoso quer atenção só para ele, mas o quebrantamento é a atitude que nos permite adorar a Deus completamente, sendo Jesus o único foco, a única busca, aquele a quem pretendemos realmente agradar.

Foi isso que fez com que essa mulher, entrasse num ambiente onde mesmo que as pessoas estranhassem o que ela iria fazer, ela faria de qualquer forma porque não buscava a aprovação de ninguém senão Jesus. É a humildade que nos habilita a levantar as mãos durante um tempo de adoração musical sem se importar com nada além de Jesus. O Orgulhoso sempre será movido por aquilo que os outros pensam. Ele diz “Eu não vou levantar meus braços ou cantar porque as pessoas vão ver” E o orgulhoso também pode dizer “Eu vou levantar meus braços e cantar porque as pessoas vão ver”. Tudo nele é movido por sentimentos egoístas e mesquinhos, onde ele é o importante e não Jesus. Já pensou se Maria tivesse esse mesmo coração? “Ei Maria onde você pensa que vai com esse perfume caro?” e ela “É mesmo, o que vão dizer de mim? Vão dizer que sou tola por desperdiçar uma fortuna dessa forma”. Mas, o coração quebrantado de Maria possibilitou que ela se movesse de maneira correta. O orgulho nos aprisiona, a humildade nos liberta. Maria queria apenas adorar Jesus.

Se estudarmos a vida dessa mulher veremos que todas as situações que a envolvem tem algo em comum, um segredo que tornou Maria um exemplo de vida de adoração. Quando Jesus vai a sua casa, Maria fica aos pés do Senhor escutando suas palavras enquanto sua irmã se desgastava com as tarefas domésticas. Quando seu irmão Lázaro Morre, Maria vai ao encontro de Jesus e chora aos seus pés. E aqui nessa passagem novamente ela está aos pés de Jesus derramando nardo sobre seus pés. Que lição para nossas vidas! Descansar aos pés daquele que realmente cuida de nós, diante dele não pouparmos sacrifícios para o agrada-lo, e termos consciência de que o melhor sacrifício é termos sempre um coração humilde derramado em sua honra.

Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Salmos 51:17


Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário