sexta-feira, 17 de setembro de 2010

3 grupos de pessoas


“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”(1 João 1:6-10)

PRIMEIRO GRUPO: pessoas que se declaram Cristãs, mas andam em trevas.


Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.(verso 6)


Comunhão é um relacionamento que partilha uma realidade em comum. Essas pessoas dizem que tem comunhão com Deus, e a realidade comum aqui é de que Deus é luz.

Andar é uma metáfora para conduta, para estilo de vida. Andar nas trevas é uma metáfora para uma conduta de pecado. A escuridão esconde as coisas. Quando as pessoas andam em trevas elas escondem os pecados. Elas não querem que ninguém saiba de seus vícios praticados as escuras, vícios que não estão na abertura da luz clara de Deus, mas ocultos sobre as trevas da mentira.

Para as pessoas que praticam esse estilo de vida João diz:

“mentimos, e não praticamos a verdade.”

Uma definição prática de luz é a ausência de escuridão. Uma definição prática de escuridão é a ausência da luz. É impossível a coexistência desses dois elementos, e se alguém anda numa vida de pecado, NÃO PODE estar à luz de Deus, não pode dizer que tem comunhão com Ele. Então, nosso ponto é que é impossível alguém viver no pecado, permanecer no pecado e ser um cristão verdadeiro ao mesmo tempo

João reforça essa tese nos versos abaixo:

“Qualquer que comete pecado, transgride a lei; porque o pecado é iniqüidade, é a transgressão da lei. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. (1 João 3-4-10)

Essas são palavras duras, mas são verdadeiras

João não está falando de perfeccionismo. Os cristãos vão falhar a vida inteira até que cheguem ao céu. João não está falando com cristãos que pecam eventualmente, que tropeçam no caminho. João está falando com alguém que está vivendo uma vida de pecado, e mesmo que ela esteja ouvindo de Deus para parar com isso, ela não para, insiste em levar uma vida em trevas porque se acostumou ao pecado

Uma pergunta que as pessoas fazem é “É possível uma pessoa ser Cristã e ainda sim lutar contra o pecado? ’’
Sim, muitos Cristãos enfrentam uma batalha contínua contra o pecado e amam a Jesus.

Pessoas que por exemplo enfrentam uma batalha contra a pornografia, e toda vez que eles caem nesse erro, elas ODEIAM ter acontecido aquilo e correm para os braços de Jesus pedindo graça e perdão. Eu não duvido que esses sejam verdadeiros cristãos e que sejam salvos, eles apenas enfrentam uma luta contra o pecado.

O problema apresentado aqui é com as pessoas que SE DIZEM cristãos, mas vivem uma vida de pecado e acham que não tem problema algum. Elas escolhem viver uma vida de pecado, e só querem viver no “conforto” do seu pecado sem serem incomodados com a verdade.

Uma pessoa que é nascida de novo diz “Eu odeio esse pecado que pratico e vou lutar contra ele até que Deus me de vitória contra ele”

SEGUNDO GRUPO DE PESSOAS: pessoas que dizem que o pecado não é mais um problema na vida delas.

.” Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”(João 1:8)

Pessoas que se acham perfeccionistas e que declaram não pecar mais. Elas declaram ter chegado a um ponto em sua vida onde o pecado não é mais um problema na vida delas.

Quanto mais caminho com Cristo mais convicto eu sou de minhas falhas, ou seja, eu estou mais convicto de ser alguém falho hoje do que á 10 anos atrás.

Pessoas que se acham perfeitas chegaram a esse engano por problemas possivelmente por causa de falhas no ensino sobre santificação Muitas igrejas ensinam as pessoas a lutarem contra o pecado até chegar num ponto da vida aonde elas não vão mais ter problemas com o pecado. Mas, a bíblia nos ensina que a luta contra pecado só acaba quando chegamos ao céu.

Perfeccionismo para nós só quando chegarmos ao céu, até lá sempre vamos estar em luta contra o pecado devido a nossa imperfeição.

Outras pessoas entram no engano do perfeccionismo com relação ao pecado por causa do orgulho. Autoconfiança na autodisciplina, autoconfiança na autonegação e tudo isso resulta na justiça própria.

O perigo sobre as pessoas orgulhosas é que elas nunca enxergam a verdade sobre sua real condição espiritual. No seu legalismo essas pessoas nunca reconhecem a necessidade de confissão, elas acham que por causa das boas coisas que elas fazem elas não precisam de confissão, mas quando não confessamos nossos pecados nós não podemos nos deleitar nas promessas do verso 9

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1-9)

Cristãos verdadeiros têm ciência dos pecados dentro de si e, portanto entendem a necessidade e os benefícios de confessar os seus pecados DIARIAMENTE.

Pessoas que andam nas trevas ESCONDEM seus pecados.
Pessoas que andam na luz CONFESSAM seus peados.

A palavra confessar significa admitir. Na confissão nós não arrumamos desculpas para nossas falhas, mas nós admitimos nossas falhas.

O Pecado é um crime contra Deus, e Deus responde nossa confissão com Perdão. .

“ Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” Salmo 130:4

“E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
(João 8:11)


“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” ( Provérbios 28:13)

A confissão de pecados deve ser diária, pois só não confessa quem não peca.

TERCEIRO GRUPO DE PESSOAS: As que declaram que não pecam

"Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1 João 1-10)

Geralmente são pessoas que não são Cristãs e que dizem não precisar aceitar a Cristo como salvador porque se declaram como não pecadoras.

Elas acham que por não serem um Hitler, ou uma Suzane Von Richthofen elas não são pecadoras. Mas, quando as pessoas declaram algo como isso elas estão em outras palavras dizendo que Deus é mentiroso, pois Deus diz que todos são pecadores.

Se andamos com Jesus e lemos a palavra de Deus, somos iluminados por ela, e isso nos faz enxergar os pecados em nossa vida em varias áreas. Isso é a marca do novo nascimento

Se não enxergamos os pecados em nossa vida estamos cegos e a palavra de Deus não habita em nós.

Jesus disse:

E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós (João 5:38)

Aplicação final

1-TODOS SOMOS PECADORES

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3 : 23)

2-A PENA PARA O PECADO É A PUNIÇÃO ETERNA NO INFERNO

"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 2 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo" .(Apocalipse 20:11-15)

3-A CURA PARA O PECADO É JESUS CRISTO

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. (Romanos 10:9-13)

Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário