segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Enfrentando o pecado (parte 2)
CINCO MANEIRAS PRÁTICAS PARA SE PREVALECER CONTRA O PECADO:
1-CAMINHAR NO RITMO DO ESPIRITO SANTO.
O Espírito Santo está sempre falando conosco. Devemos nos tornar sensíveis a sua voz. Ele fala o tempo todo, seja através da palavra de Deus, ou através dos momentos de oração. Quando estamos prestes a enfrentarmos uma tentação, Ele nos alerta. Quando estamos prestes a cair em tentação e ele diz lá dentro de nossos corações “Não faça isso, não faça isso”.
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." (Gálatas 5 : 16) .
Isso é uma garantia irmãos. Se andarmos pelo Espírito, não faremos a vontade da carne!
2-NÃO DEIXAR QUE O PECADO NOS GOVERNE
Devemos nos submeter ao poder de Deus. Vencer o pecado não é fácil. Muitos pensam que no momento da tentação Deus vai nos livrar daquela situação removendo nosso desejo. Não funciona assim. Para se vencer a tentação do pecado é preciso se envolver numa luta. Deus quebrou as correntes que nos imobilizavam. Nós não estamos debaixo do poder dessas correntes, mas a razão de estarmos sem essas correntes que nos imobilizavam é para que agora possamos estar livres para lutar. A razão dessa luta ser tão intensa é que o pecado apela para nossa carne. Nosso corpo tem fome de pecado, e é por isso que se quisermos prevalecer sobre o pecado devemos enfrentar uma luta, devemos estar dispostos a lutar. Sempre que estivermos em uma batalha contra a tentação, estaremos em uma luta, e se você entende que essa é uma batalha pela sua alma você irá lutar. O problema é que muitos se entregam as tentações do pecado muito facilmente.
“ Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Romanos 6:12-14) .
A graça nos libertou, éramos escravos, mas agora somos livres! O pecado quer nos fazer escravos de novo por isso devemos combatê-lo! Tente pensar desse jeito: Um dia você foi escravo, e o seu senhor te odiava, por 20, 30 anos você ficou preso a correntes tendo que fazer o que ele queria que você fizesse. O teu senhor te fazia trabalhar a exaustão porque ele te odiava...Então um dia surge um libertador que derrota teu antigo senhor e te liberta do julgo da humilhação da escravidão. Ele quebra as correntes que te prendiam, ele te adota, ele muda suas roupas, você não se veste mais com trapos velhos, mas com roupas finas e majestosas, você não é mais escravo, mas filho, e não come mais dos restos, mas do banquete do rei. Então, seu antigo mestre aparece um dia tentando te levar de volta. Você voltaria com ele?
O modo como alguns cristãos respondem a tentação é exatamente como se eles quisessem voltar a escravidão. Jamais voltaríamos a escravidão real, então por que facilitar as coisas na luta contra o pecado? Nós vivemos na graça, e viver na graça é combater o pecado, porque não queremos mais seu senhorio sobre nossas vidas. Então como combatemos o pecado? nós jamais nos rendemos a ele.
3-TERMOS COMUNHÃO COM DEUS EM ORAÇÃO:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26 : 41)
Jesus entende nossas fraquezas. Nossos espíritos querem sempre obedecer a Deus, mas nossa carne é fraca. Então qual a fonte de poder para nos manter obedientes a Cristo? A oração. A oração é poder sobrenatural trabalhando em nossas vidas. Toda pessoa com quem converso que é derrotada pelo pecado regularmente, em 99% das vezes é possível detectar a razão com uma simples pergunta: “Com que freqüência, você passa tempo com Deus em oração?” Pense nisso: Se você hoje está atravessando um tempo árduo em sua vida por causa do pecado e se sente frustrado porque está sendo derrotado por ele, deixe-me te fazer uma pergunta “Com qual freqüência você ora?”. Orar não é tão simples, oração envolve disciplina, simplesmente porque nossa carne ama pecar e a única forma da nossa carne continuar amando o pecado é odiando a oração. Nossa carne não pode amar o pecado e amar a oração. Ou você está envolvido em oração e odeia o pecado ou você está envolvido em pecado e não ora. É como uma doença estranha que entra no corpo e os glóbulos brancos do sangue os atacam, porque os glóbulos brancos dizem: “Nós não queremos essa doença no corpo”. Da mesma forma o pecado responde a oração, por isso é tão difícil orar, por isso em todas as igrejas do mundo o culto menos freqüentado é o de oração. No entanto ele é o culto mais importante da igreja. Não é bizarro que o culto mais necessário, mais importante é o que menos há freqüência?. Muitas pessoas dizem que não conseguem arranjar tempo para virem ao culto de oração, mas não importa quando seja o culto de oração, nunca vai ser a melhor hora, porque todas as pessoas vão pensar em muitas outras coisas mais importantes que ir ao culto de oração. Porque o pecado odeia a oração, e vai mentir para nós e dizer que essa reunião não fará falta, mas é nesse momento que temos que lutar e irmos orar.
4-MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS.
"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." (Salmos 119 : 9 )
A maneira mais pratica de meditar na palavra de Deus é colocá-la em ação. Existem pessoas que ouvem muitos estudos bíblicos, mas não vêem nenhuma mudança em suas vidas, mas o que vai realmente mudar nossa maneira de ser não é apenas ouvir um sermão, ou ler uma passagem, mas praticar a verdade aprendida
“ Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7: 24-27).
Algumas pessoas gostam de ir a igreja, gostam de ouvir o sermão, mas não praticando o que aprenderam não mudam suas vidas e conseqüentemente se tornam tolas. No salmo 119, Davi nos fala que quando obedecemos a palavra de Deus, quando a colocamos em pratica nos somos purificados.
5-NÃO FORNEÇA PROVISÃO PARA CARNE
"Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências." (Romanos 13 : 14)
Isso quer dizer que devemos usar de sabedoria pratica. Cada um de nós sabe em que tipo de tentação nossa carne é fraca. Cada um de nós sabe que espécie de tentação pode nos vencer, então nos cabe livrar-nos de tudo que nos faz constantemente cair no pecado. Ninguém precisa ser cientista da NASA pra saber disso. Basta analisar nossas vidas e descobrimos que tipo de tentação nos atinge constantemente; que tipo de tentação nos enfrenta e nos derruba constantemente? A coisa mais estúpida que um Cristão pode dizer é “Eu quero ver quão perto eu posso chegar perto dessa tentação, voltar, e resistir”. Isso acontece constantemente na área sexual, principalmente entre jovens: “Vamos ver quão longe a gente pode ir com isso e voltar”. A pergunta mais certa a ser feita não é “Quão perto eu posso ficar do pecado?”, mas “Quão longe eu posso ficar do pecado?”. Isso é sabedoria prática. John Owen, um homem que viveu no século XVII que escreveu:
“Mate o pecado ou o pecado vai matar você” Isso é a realidade.
Nós temos que nos esforçar constantemente para vencer o pecado ou ele nos vencerá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Andei vendo sua lista de livros aqui no blog, já leu o Maravilhosa Graça do Philip? Muito bom também...
ResponderExcluir