domingo, 12 de setembro de 2010
A importancia de saber que Jesus é Deus e também homem
“ O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida. (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.”(1joao 1-4)
O livro de 1 João é um livro importante a respeito de Jesus. Na verdade, 1 João é um verdadeiro conceito biográfico sobre Jesus a partir da observação de uma testemunha ocular da vida de Jesus: o próprio João, que nessa época da carta tinha quase 100 anos de idade e era o último apostolo vivo.
“ E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.”(João 19:35)
JESUS, O HOMEM.
João escreveu essa carta principalmente para combater o ensino dos “Gnósticos” que diziam que Jesus não era um homem, mas um reflexo espiritual de Deus. Algo como se Deus fosse o sol e seus raios solares fossem pequenos deuses, então em sua alegoria, os Gnósticos queriam dizer que Jesus era um desses reflexos, desses raios.
O Fato é que João atesta a veracidade da humanidade de Jesus, sua encarnação: Deus se fez carne.
JESUS É AUDIVEL:
“ O QUE era desde o princípio, o que ouvimos”
João nos diz que ele ouviu de Jesus. No original grego isso quer dizer algo como: “Sua voz era tão singular que continua a soar em meus ouvidos como se fosse hoje”
JESUS É VISIVEL
“que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado”
O mesmo era dito da aparência de Jesus, os apóstolos os viram e sua aparência era observada cautelosamente por todos, de modo que até o momento jamais se esqueceria dele. Cristo não era uma alucinação era carne e osso.
JESUS É TANGIVEL
“as nossas mãos tocaram da Palavra da vida”
Os Gnósticos diziam que ele tinha um corpo que “parecia” humano. Mas, João está dizendo aqui que ele era completamente humano e tangível.
39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.40 E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. (Lucas 24: 39:40)
JESUS É DEUS.
Jesus não é um homem que se tornou Deus (algo impossível), Jesus é Deus que se tornou homem.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8)
E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. ( 1Timoteo 3:16 )
João como a ultima testemunha ocular apostólica viva, fazia questão de deixar claro em seus escritos, que Jesus é homem e Deus.
João escrevia para uma audiência que assim como nós não havia caminhado com Jesus fisicamente e precisava acreditar pela fé na vida e na palavra de Deus segundo o testemunho dos apóstolos e João nessa época era o único vivo.
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:20)
Agora, observe o que Jesus diz a respeito de si mesmo através de João, no livro de apocalipse:
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso .(Apocalipse 1:8)
Note que a pessoa que pronuncia essas palavras se denomina como “O Senhor”, “O Todo poderoso”. Muitas pessoas perguntam como João sabia que esse que estava falando era realmente Deus, vamos conferir isso aqui mesmo no livro de Apocalipse
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro (Apocalipse 22:12-13)J
Jesus está dizendo que ele é o “ Alfa e o Omega”. Esse título “O primeiro e o ultimo” só pertence a Deus. Observe o que Deus diz ao profeta Isaias:
Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. (Isaias 44:6)
O Senhor diz “Eu sou o primeiro, eu sou o ultimo” em Isaias, e Jesus diz o mesmo em Apocalipse “Eu sou o primeiro e o ultimo”. Jesus é Deus.
JESUS “A PALAVRA”
Esse titulo maravilhoso entre os judeus e os gregos, se dava ao principio de que “A palavra” era a origem, conclusão e sustentação de toda a vida. mas, Jesus não possuí apenas o titulo “A palavra” , Jesus tem atributos de Deus.
O fato de observarmos Jesus como um ser sem começo nem fim, ou seja, eterno, o faz Deus, “A palavra”, a origem, a conclusão e a sustentação de todas as coisas.
NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. (João 1:1-4)
João está dizendo que Jesus é Deus, e por ser ele Deus, ele tem vida em si mesmo. Antes de haver terra, antes de haver um sistema solar, antes do homem, antes dos demônios e anjos, antes da própria vida, e mesmo antes de existir o tempo... Jesus já existia.
Concluindo:
Jesus é homem, mas ele é mais do que um homem, ele é Deus-Homem.
Porque Jesus é Deus, Jesus é nosso criador, nosso redentor, nosso mantenedor, nosso salvador, nosso Senhor e nosso Rei.
E porque Jesus é homem, ele é o sacrifício propiciatório de Deus, ele é nosso mediador, e ele é o nosso grande sumo-sacerdote.
Qualquer um que queira distorcer a cristo dirá que ele não é totalmente homem ou não é totalmente Deus, e qualquer dessas afirmações fará balançar seu relacionamento com Deus. O único Jesus que pode te salvar e te levar para o céu é aquele que é ambos: Homem e Deus e nada menos que isso.
A pergunta é se sabendo disso você pode dizer que Jesus cristo é o motivo de sua adoração.
Um carro novo não vai te salvar
Um novo relacionamento amoroso não vai te salvar e nem te livrar do vazio da tua vida
Dinheiro não vai te salvar, porque ele não vai te acompanhar quando você morrer.
As drogas não vão te livrar do tédio porque você descobrirá que logo precisará de coisas mais fortes para te satisfazer.
Esses ídolos vivem dizendo ao homem que eles são melhores que Deus, mas eles morrem de medo de você descobrir que Jesus é melhor do que qualquer um deles.
Sua vida só pode estar agarrada a alguém que verdadeiramente pode te salvar: Deus e Ele é Jesus Cristo, a ponte entre o homem e Deus.
Naldinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário