sábado, 25 de setembro de 2010
Enfrentando o pecado (parte 1)
“ MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João2:1-7)
1- “estas coisas vos escrevo, para que não pequeis” (1 João 2:1a)
Historicamente João estava combatendo o Gnosticismo, o ensino dos Gnósticos. Entre outras coisas, eles ensinavam que como o corpo não podia produzir nada de bom, pecar era algo natural e não poderia ser atribuída ao homem culpa alguma pelo pecado. Eles acreditavam que as pessoas podiam pecar com seus corpos sem que suas almas fossem atingidas por esse pecado. Pense comigo, qual a lógica desse estudo? Todos podiam pecar tranquilamente sem se tornar responsáveis pelos seus atos. Obviamente as pessoas tomaram vantagem desse ensinamento, e começaram a pecar desenfreadamente. Os cristãos desceram uma ladeira perigosa por causa desse ensino herege. Então João traz sua refutação para que a igreja voltasse à doutrina saudável.
Estar em comunhão com Deus é andar na luz e na santidade de Deus e isso é jamais permanecer no pecado. Nosso alvo como Cristãos é não pecar. Mesmo que apesar de sermos humanos e sabermos que só seremos perfeitos quando estivermos com Cristo, jamais, jamais, jamais, podemos deixar de lutar contra o pecado.
Pense num jogo de futebol...
O alvo de todo jogador é fazer gols, e é claro que ele não vai conseguir sempre fazer gols, mas ele vai sempre tentar. Se um jogador entra no campo e pensa “Ah, é muito difícil fazer gols então vou ficar por aqui mesmo tocando a bola, e quem sabe eu dou sorte e algo acontece...” Se um jogador pensa dessa forma ele não vai durar nada no campo, porque o técnico vai tirá-lo rapidamente da partida. O alvo é fazer gols. Ele não vai fazer gols sempre, mas ele deve tentar sempre!
Da mesma forma o Cristão não vai ter êxito em todas as lutas contra a tentação, mas ele deve tentar sempre vencê-las!
A batalha é essa: Cristo nos libertou dos pecados, mas os pecados desejam nos dominar de volta
"o pecado o ameaça à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gênesis 4 : 7b )
Pense no pecado como um animal selvagem, buscando caçar nossa alma. Nós devemos dominar sobre o pecado ou ele nos dominará.
É impossível não pecarmos eventualmente, mas permanecer no pecado deve ser intolerável. Como disse João, nós não devemos pecar, mas se pecarmos nós sabemos que temos um advogado onde encontramos perdão e encorajamento para prosseguirmos, seu nome é Jesus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário