quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Exercitando o Espírito
"Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir." (I Timóteo 4 : 8)
Para se entrar em forma fisicamente devemos nos esforçar arduamente.
Precisamos tomar a decisão de não continuarmos a tratar nosso corpo sem a atenção que ele inspira. Temos que buscar ajuda médica, saber de nossas condições para iniciar o trabalho físico, escolher uma modalidade física, um esporte que mais se adapte as nossas condições. Depois é preciso disponibilizar em nossa agenda o tempo necessário para passarmos diligentemente ao menos uma hora suando. Tudo isso por duas ou três vezes por semana.
Acaba por ai? Não, de forma alguma.
O aspirante a atleta deve buscar a ajuda de um profissional que lhe receite a melhor dieta para que seu treinamento alcance com eficiência o objetivo desejado. Ou seja, deve-se embarcar num bom jejum, sim senhor!
Atitudes como essa são tomadas diariamente por todos nós e não são nenhuma novidade, eu sei. Mas, o que eu gostaria de chamar atenção é para o fato de que disponibilizamos tanto pela nossa saúde física e tão pouco pela nossa saúde espiritual.
O homem se compõe de corpo, mente e espírito, e esses elementos estão intimamente ligados. Relacionados entre si, interagindo uns sobre os outros bem de perto. Não se pode negar que aquilo que se faz com o corpo influencia o espírito e vice versa. Portanto, nada mais obvio que conscientes dessa realidade devemos procurar estratégias para desenvolver nossa espiritualidade.
O Apostolo Paulo gostava muito da analogia sobre o esporte para ensinar sobre a vida espiritual:
“1 Cor 9:27 Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.”
Nosso corpo por mais que nos esforcemos cedo ou tarde irá envelhecer, mas nosso espírito prevalecerá então nada mais natural do que buscarmos uma disciplina espiritual diligente.
"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." (II Coríntios 4 : 16)
Como quando nos decidimos por encontrarmos uma boa forma física, devemos também tomar uma decisão firme de melhorarmos nossas condições espirituais.
Se fisicamente devemos procurar um médico, um técnico, quando pensamos na nossa vida espiritual devemos buscar a ajuda de pastores e irmãos que nos orientem, nos encorajem, nos ensinem e nos cobrem.
É imperativo que com toda a nossa vontade decidamos por cancelar algo e “criar” um horário para nosso treinamento espiritual. Acredite, sempre haverá alguma coisa para fazer seja em que horário você decidir cuidar de sua vida espiritual.
Devemos buscar passo a passo estudos condizentes com nossa “idade” espiritual e pouco a pouco nos aprofundarmos, em assuntos cada vez mais complexos e maravilhosos.
Orações, devocionais, cultos em família, meditações, jejuns, louvores, estudos, comunhão. Todas essas são formas de “treinamento espiritual”. Em todas elas, nossa carne será subjugada e nosso espírito encontrará o desenvolvimento necessário.
Que o Espírito do Senhor nos fortaleça!
Naldinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário