terça-feira, 29 de junho de 2010

Cultura e padrão


"Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim"
(Gálatas 2:19-20).


Na Coréia do sul é muito comum ao motorista que não encontra vaga para estacionar seu carro normalmente, estacioná-lo atrás do outro mesmo. Ele o deixa em ponto morto para que o outro possa empurrar seu carro se precisar sair. O curioso é que ninguém fica zangado com isso. Lá é normal.

Na Argentina, os restaurantes tiram férias. Isso mesmo imagine você indo a um restaurante indicado por um amigo, ou mesmo um que você tenha ido numa outra oportunidade, e quando chega lá encontra uma placa dizendo que o lugar está em férias por um mês ou mais. Lá é normal.

Na Itália palitar os dentes após as refeições significa que você gostou da comida.

Na França, palitar os dentes após uma refeição é considerado uma indelicadeza terrível.

Na Arábia Saudita, ai de quem ao ser convidado para um jantar não soltar um arrotinho no final. Lá arrotar ao fim de uma refeição significa que a comida estava uma delicia.

O nosso pequeno mundo tem suas centenas de culturas pitorescas e que devem ser respeitadas na medida do possível. Todo país tem sua autonomia, sua soberania, mas como cristãos devemos entender que os limites culturais devem ser medidos por um padrão único:

O padrão de Cristo. Ele é soberano sobre tudo e todos.

É olhando para Ele, para o modo como Ele se comportava, falava e vivia que devemos nos guiar. Através do Espírito Santo e das sagradas escrituras somos transformados dia a dia conforme a imagem daquele que é irrepreensível e nos chama para sermos como Ele é.

O apóstolo Paulo disse uma vez:

"Sejam meus imitadores, como eu também sou de Cristo." (I Coríntios 11 : 1)

O que Paulo está querendo nos dizer aqui é que se ele que foi um ex-assassino, o maior dos pecadores conseguiu perdão de Jesus e o segue imitando, nós também podemos.

Jesus não pensou duas vezes antes de espatifar a cultura de sua época contra o Seu padrão de vida e amor.
Num tempo onde as mulheres não tinham vez, e eram tratadas sem respeito algum, Jesus conversou com uma samaritana, que além de mulher descendia de um povo que não se dava com o seu.

O padrão do amor de Jesus é maior que qualquer bloqueio cultural.

Antes de assistirmos um programa ruim na TV, antes de darmos um “jeitinho Brasileiro” para tirarmos alguma vantagem em determinada situação, Antes de simplesmente aceitarmos algo porque “faz parte da nossa cultura”, antes de tudo isso devemos verificar se essa ação faz parte do caráter de Jesus. Ele é nosso guia, nosso norte, nosso padrão.

Naldinho.

sábado, 26 de junho de 2010

A bendita eleição


“Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus”
(Tessalonicenses 1:4)



O que mais diferencia o Cristianismo de qualquer outra religião ,é o fato de que o Cristianismo mostra Deus alcançando o homem, ao passo que nas outras religiões, o homem deve alcançar a Deus.Em outras religiões o homem tem que fazer, no cristianismo tudo já feito.

Na cruz, Jesus disse: “Está consumado!” “Está pago!”

Ele não disse: “Olha pessoal, paguei metade das contas, paguem o resto..”
Ele não disse: “Vejam bem, suportei esses espinhos na cabeça, essas chicotadas nas costas, mas quando puderem, por favor, matem um bode a meia noite no cemitério para mim...”
Ele não disse: “Meus filhos, eu andei por esse monte do calvário com a cruz nas costas, agora façam vocês a sua parte: Vão todo ano a Aparecida do Norte com outra Cruz nas costas...”

Não, Jesus fez tudo e de uma única vez. Tudo que nos resta (graças a Deus!) é agradecê-lo eternamente e o adorá-lo!

Essa inversão de papeis faz TODA diferença em nossas vidas, o Cristianismo faz do homem um ser agraciado pelo amor de seu criador e totalmente dependente do favor desse Deus.

Não há barganhas com esse Deus.
Não há um toma lá dá cá...

Deus nos elegeu, não fomos nós que elegemos a Deus.
Deus se ofereceu para morrer na cruz por nós, não fomos nós que nos oferecemos para morrer uns pelos outros (ainda que isso nunca fosse suficiente devido ao pecado).
Deus fez suas promessas baseadas em sua própria fidelidade e graça, jamais na nossa, pois somos infiéis.

Às vezes ouvimos ou mesmo pronunciamos a expressão: “Segure na mão de Deus”. Mas ela é equivocada.
Na verdade, é Deus quem segura a nossa mão para ultrapassarmos as dificuldades no caminho.

Imagine uma criança atravessando uma avenida movimentada...

Quem segura na mão de quem?
A criança segura a mão do pai, ou o pai segura a mão da criança? Viu, é simples...

O Cristianismo coloca tudo em seu devido lugar: Criador e criatura, Pai e filho, Deus e o homem.

Que fantástico é saber que Deus me alcançou através de Jesus!
Que maravilhoso é saber que ele se importou com a minha vida e se entregou por mim antes, bem antes que eu pudesse se quer nascer para agradecê-lo.

Que confortante é saber que apesar de toda a perigosa movimentação dos carros nessa avenida chamada vida, a mão forte e poderosa de Jesus me conduzirá a atravessá-la a salvo!

Não, eu não dependo de mim, homem fraco que sou, mas do meu Deus...

Naldinho.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A perspectiva correta


“ Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês” Genesis 45: 5

Essa foi a frase usada por José ao se revelar aos seus irmãos que o haviam vendido como escravo ao Egito quando ainda era um adolescente. Depois de anos de prisões e sofrimento José foi exaltado por Deus e feito governador do Egito.

Nesse posto de governador, perdoou seus irmãos e os trouxe junto com toda a família para o Egito, país que daria sustento para sua familia numa época de fome, para que mais tarde eles se tornassem uma nação gigantesca... Israel.

José percebeu que sua vida não era governada por homens maus ou bons, muito menos por circunstâncias.

José entendeu que Deus está no controle de tudo, e se ele está no controle...

Todas as coisas cooperavam para o seu bem. ( Romanos 8:28)

Tenha sempre a perspectiva correta, a perspectiva de Deus:
Perdoe aqueles que o machucaram e entenda que Deus está trabalhando em sua vida e na deles. Ame seus irmãos e adore ao seu Deus. O restante ele fará!

Ele é bom e sua bondade dura para sempre!

Naldinho.

sábado, 19 de junho de 2010

Um novo chamado, um novo nome.


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." (Apocalipse 2 : 17)

Nasci Arnaldo, mas como meu pai também se chamava Arnaldo, minha família passou a me chamar de Naldinho.

Quando minha mãe percebia que eu estava pronto para aprontar alguma, sua maneira de me chamar já era uma advertência...”Dinho, Dinho” dizia ela fuzilando-me com seus olhos.

Minha irmã, ainda um bebê, por não saber falar direito me chamava de “Tatá”. Ela queria exclusividade.

Mais tarde, a cor branca, os cabelos claros e a cara sisuda me credenciaram na adolescência a ser chamado de “Alemão”, pelos amigos da escola e das brincadeiras de rua.

Voltei a ser Naldinho anos mais tarde, mas quando conheci minha esposa fui batizado de “Nego” e batizei a Fabiana de “nega”.

Já fui chamado de muitas maneiras diferentes e independente da relevância de cada uma, ninguém, absolutamente ninguém me chamará por um nome tão importante quanto ao que Jesus me chamará.

Todo aquele que é salvo, um dia ao se encontrar com Ele receberá um novo nome, um nome que só Jesus sabe qual é, um nome único e especial. Especial como cada um de nós é para Jesus.

Cada um de nós tem um nome exclusivo, mas também uma história exclusiva com Jesus. Dificuldades, sonhos, livramentos, alegrias, esperanças...uma história de vida com o mestre, escrita dia a dia, momento a momento, segundo a segundo que constrói a eternidade de nossas vidas.

Não é impressionante que no meio de milhões pessoas Ele se importa com cada um de nós de maneira especial?

Sempre que nos sentirmos abatidos, desprezados, esquecidos nesse mundo. Sempre quando um sentimento de inferioridade querer invadir nossa mente e assaltar nosso coração, devemos lembrar, que o ser mais importante do universo se importa conosco de maneira especial. Ele nos conhece!

Nós podemos não ser famosos aqui nesse mundo. Quando saímos na rua, talvez não sejamos reconhecidos por ninguém. Mas, no reino eterno e precioso de Deus, eu e você somos especiais, tão especiais que para poder passar a eternidade ao nosso lado, Jesus morreu por nós.

Ele merece nosso agradecimento e nosso agradecimento é sorrir para vida que Ele nos deu, dando a Sua!


Naldinho.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Amando ao próximo, sem o amor do próximo


os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz. Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”. Pois nem os seus irmãos criam nele (João 7:3-5)

As vezes a família, aqueles que deveriam nos dar mais suporte, nos encorajar em nossos projetos são os que mais nos desencorajam.

Não foi diferente com Jesus. Seus irmãos não acreditavam que ele era o messias esperado. Estavam naquele momento “jogando” com Jesus, botando “uma pilha”. Qualquer homem comum com os poderes que ele tinha iria é claro querer mostrar sua força no lugar com mais expectadores possível. Mas, Jesus não era um homem comum...

Seu tempo era o tempo de seu Pai. Embora sendo Deus, agia em submissão e na hora e no lugar certo. Jesus é fantástico, não ligava pra torcida, não se alterava, não agia por pressão, capricho, muito menos vaidade.

Não se abatia emocionalmente por não ser compreendido por seus familiares, não ficava de “birra”. Ele os amava, mas seu amor não anulava sua justiça. Andava em pleno acordo com o Pai e não com seu ego ou suas emoções.

Projetou seu olhar em sua missão e sem alterá-la, subiu ao calvário e a completou.

Assim devemos ser nós, seus imitadores, seguidores, pessoas que o amam. Devemos manter nossos olhos Nele, e deixá-lo nos conduzir em segurança. Claro que pelo caminho nem todos vão nos apoiar em tudo, mas nem por isso devemos deixar de seguir Jesus, e nem por isso devemos deixar de amar aqueles que não nos deram apoio.

Dói quando pessoas próximas a nós não nos apóiam, e dói exatamente por serem elas próximas a nós. Mas, o fato é que nem sempre elas enxergam o que nós já enxergamos, ouvem de Deus o que nós já ouvimos, e tem a fé que nós já temos.

Não se abale a nossa confiança em Deus e nem diminua o nosso amor pelo próximo, até porque em lugar algum chegaremos sem o amor.

Deus é amor.

Naldinho.

Dá para pular a fogueira sem queimar a noiva (de Cristo)?


Existe muita polêmica em torno de algumas festas populares, folclóricas, etc.
Apurar e questionar os benefícios e malefícios delas é sempre bom.

Uma das mais polêmicas é a chamada festa Junina. Festa atribuída ao catolicismo, mas que na verdade foi originalmente celebrada na Roma antiga, uma festa dedicada à deusa Juno, esposa de Júpiter da mitologia Romana, daí o nome “festa Junóina”, Anos mais tarde a igreja católica simplesmente”Surrupiou” e “maquiou” a festa dos romanos e a utilizou pra celebrar alguns de seus supostos santos a transformando em “festa Junina”. Espertos não? He he

Hoje em dia a celebração da festa com exceção a promovida pela igreja católica, passa longe de fazer qualquer menção aos santos. O objetivo das festas são as brincadeiras, comidas típicas, interação entre amigos e angariação de fundos. Todo mundo se lembra de tudo menos de Juno, ou São Pedro. Há tempos as festas juninas deixaram o âmbito paroquial e invadiram as ruas comuns, escolas, praias e até os quartéis militares.

Os pais cristãos muitas vezes entram em parafuso sobre a decisão que devem tomar em relação a liberar ou não a participação de seus filhos nas quermesses da escola ou do bairro.

Penso que todos os pais devem se informar a respeito do que acontecerá em cada festa e o que será celebrado. Diante de uma total isenção religiosa da mesma eu não vejo problema algum em deixar a criança participar em vez de tratá-la a margem de uma sociedade que terá que enfrentar mais cedo ou mais tarde. A melhor maneira é dando uma formação esclarecida e com habilidade para separar aquilo que é realmente bom e saudável para o convívio na sociedade,como nos ensina a bíblia, sem precisar apelar para uma religiosidade farisaica e sem fundamento, como se fosse um homem bomba do Islã.

Existem certas festas em que não há nem muito o que se comentar como é o caso do Halloween, dia das bruxas, uma festa de uma outra cultura (norte americana) inserida na nossa, onde impossível ter compatilibilidade mínima entre o cristianismo e a mesma visto que as crianças fazem chantagem com os adultos. Elas pedem doces e caso eles (que devem ter doces em abundancia em casa nesse dia) se neguem a dar, elas aprontam alguma traquinagem. “Gostosuras ou travessuras” é o “Ó do borogodó”, não?

Devemos explicar as crianças tudo sobre Jesus. Aquilo que ele ama e o que não ama, e é claro nisso se compreende a idolatria e ritos pagãos inaceitáveis. Deve-se destronar santo Antonio, São João e São Pedro, e qualquer outro e apenas entronizar a Jesus, o ÚNICO mediador entre Deus e os homens.

Alias, vejam só, a atitude que um dos homenageados chamados de santos tomou em vida:

“E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio para recebê-lo e prostrando-se a seus pés, o adorou. Pedro o levantou dizendo: LEVANTA-TE, QUE EU TAMBÉM SOU HOMEM”. (Atos 10: 25 e 26)

Mas, se não há nenhum rito religioso envolvido, apenas danças, pescaria, teatrinho, etc.,eu particularmente não vejo problema, nem motivo para um desconfortável debate teológico sobre usar ou não chapéu de palha e roupa xadrez ou sobre comer ou não batata doce e pé de moleque. Ara, sô!

Naldinho.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Não tire a mão do arado!


“Ninguém que Põe a Mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.” (Lucas 9:62)

Não me surpreende ver satanás atacando alguém seja de que maneira for, mas fico surpreso ao me deparar com um “cristão” que fica indignado ao se encontrar sob o ataque do maligno como se isso fosse algo inesperado.

Ora, o que poderiamos esperar de satanás?... uma cesta de café da manhã com um cartão dizendo, “Bom trabalho servo de Deus, você tem me combatido com eficiência, continue assim! “???. Isso e ridículo...

Correr na direção de Jesus, é correr na contramão do sistema satânico e isso é uma corrida longa e com barreiras, por isso não desista na primeira.

Se há uma guerra espiritual e somos soldados alistados no exército de Deus devemos esperar e nos preparar para o ataque do inimigo, mas sempre conscientes de que não importa quão poderoso seja o arsenal de satanás, somos mais que vencedores em Cristo Jesus.

Continue correndo, continue trabalhando, continue combatendo, não desista!

Como Jesus, vislumbre o futuro que está além da cruz. De lá do alto daquele sofrimento ele pode ver a todos nós a salvo através daquilo que ele passou. Do mesmo modo tenha uma perspectiva maior desse momento dificil em sua vida e veja o futuro que te aguarda.

Sinta a dor sendo transformada em prazer, o cansaço em ânimo, a frustração em esperança, a maldição em benção, e a derrota em vitoria!

Não estranhe o fogo que vem para purificar o ouro.

Deus te deu um sonho pra você plantar na terra. Are a terra, jogue as sementes,trabalhe, espere, persevere...no tempo certo esse sonho brotará e você verá o fruto da fé no amor de Deus!

Lembre-se: os planos de Deus jamais podem ser frustrados.

Naldinho.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Segurança


“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, E dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”
(Romanos 8:28)


Você sabia que para se alimentar, um passaro come metade de seu peso diariamente?

Você sabia que embora exista um ditado de que um raio nunca cai no mesmo lugar, existe um homem que já foi atingido 7 vezes sem morrer?
Isso aconteceu com o guarda florestal Roy C. Sullivan, dos EUA .

Você sabia que uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia ? Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do mundo a pé.

Bem, existem muitas coisas que não sabemos, mas existe algo que a biblia diz que “SABEMOS” . Como cristãos, SABEMOS que de um jeito ou de outro todas as coisas cooperam para o nosso bem, pois, amamos a Deus.

Como sei se realmente amo a Deus? Ora, a biblia diz em João 14:15, que aqueles que amam a Deus, obedecem seus mandamentos. Que mandamentos são esses? ."Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5 : 14)

Se estamos aqui nesse lugar, cercado por nossos irmãos, e embora apesar de todas as dificuldades, os amamos e consideramos essa a nossa familia. Nós amamos a Deus.

1 João 3:14, diz: “SABEMOS , que já passamos da morte para vida porque amamos nossos irmaos” .

Embora, possamos não entender o que se passa em nossa vida nesse momento, devemos ter total confiança em Jesus e saber que o nosso futuro sempre será melhor. Amamos sua familia, amamos nossos irmãos, e amamos a Deus.

Ele nos ama muito!

Naldinho.

domingo, 13 de junho de 2010

Ouvindo a voz do Pastor


"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" (João 10 : 27)

É preciso saber ouvir a voz de Jesus, nosso pastor, pois ele nos guiará a salvo em toda situação!

Sabe aquela oferta que parece ser perfeita, mas que por algum motivo parece haver algo errado com ela. Você nem sabe o que, mas lá dentro o espírito de Deus já está te dizendo que você não deve aceitar.

Em outra situação queremos tanto algo, e as portas se fecham. Insistimos naquilo porque parece ser “tão divino”, tão “de Deus”, mas esta tudo “travado”... algo não acontece. É melhor parar, orar e esperar.

Muitas vezes o que se quer é bom de fato, mas não para o momento. Você daria um carro para uma criança de 7 anos guiar ? Pois é, então temos que saber nos resignar e entender que aquele talvez não seja o momento para termos aquilo.

Como vamos ter coragem de enfrentar tudo e todos quando tomarmos uma decisão que vai parecer loucura para todo mundo? Somente quando nós temos certeza de que foi Deus que nos mandou tomar aquela decisão! Diante dessa certeza a loucura se torna sabedoria.

Não tem outra maneira de desenvolvermos essa sensibilidade ao espírito senão nos aprofundando nessa relação. Lendo sua palavra, orando, jejuando, tendo comunhão, pondo em prática seus mandamentos, buscando e esperando em Deus.

Dessa forma sejam vales, sejam montes, teremos sempre coragem de atravessar, pois ouvimos sua voz, sentimos sua maravilhosa presença e sabemos em quem estamos crendo. Deus não é um estranho, mas alguém intimo que está dia a dia em nossas vidas e não apenas domingo a noite.


Naldinho.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Levantando nossa bandeira


“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança”.
Lamentações 3:21


Tenho notado que cresce o número de torcidas de futebol as quais confeccionam para as partidas bandeiras gigantescas com a imagem dos craques do passado.

O Santos tem a do Pepe, do Pelé
O Flamengo tem a do Zico, Nunes
O Corinthians tem a do Rivelino
O Palmeiras a do Ademir da Guia, e por ai vai...

Todos tem em mente a intenção de homenagear seus heróis do passado ao mesmo tempo em que encorajam a si mesmos e aos jogadores a lutar pela vitória na presente competição, lembrando suas conquistas anteriores.

Nossa vida é uma vida de provações. Até estarmos face a face com Jesus, passaremos por muitas lutas e provas, testes que requererão de nós muita fé, perseverança e confiança em Deus.

Muitas vezes nos veremos em situações desanimadoras, que parecem nos tirar a perspectiva da vitória. Mesmo sendo testemunhas vivas da fidelidade de nosso poderoso Deus, parece que nossa mente em meio a uma longa batalha sempre sofre um “branco“, esquece das vitórias que Deus já nos deu.

Precisamos aprender a guardar um memorial das vitórias para os dias difíceis. Sim, um memorial! Um lugar onde esteja registrada a fidelidade de nosso Deus.

Pode ser um pequeno caderno,um gravador, a memória não importa. O importante é que quando as dificuldades quiserem assaltar a nossa alma, a nossa mente, nós tenhamos a oportunidade de olhar para essas bandeiras onde o Senhor deixou estampado seu amor, sua bondade em nossas vidas. Isso potencializará nossa fé e nos renovará a esperança nesse Deus maravilhoso.

Agindo assim não só nos encorajaremos a perseverar como daremos glória a Deus pelo passado e o Honraremos no presente mesmo em meio às dificuldades.

Naldinho

terça-feira, 8 de junho de 2010

Guardando a palavra no coração


“Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como sinal nas mãos e prendam-nas na testa. Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem. Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões” (Deuteronômio 11:18-20)

Pelo menos todo domingo nos encontramos para juntos louvarmos ao Senhor como congregação, em nossa igreja local. É emocionante estarmos ali no mesmo lugar e com a mesma passagem o Senhor falar a cada coração em particular. Só Ele conhece cada um de nós antes mesmo de nascermos, e sabe as lutas de dificuldades de cada um. Só Nele encontramos como disse Pedro as palavras de vida eterna.

É importante estarmos atentos, focados, evitando todo e qualquer tipo de distração, pois Deus quer falar conosco.

Em nossa igreja, a Capela do Calvário, temos como saber o texto a ser estudado, pois estudamos a bíblia de modo sistemático. Se no domingo anterior estudamos o capitulo 2 de 2 Pedro, muito provavelmente no próximo domingo estudaremos o capitulo 3 de 2 Pedro. Sendo assim, fica ainda mais fácil colocarmos em pratica estratégias que nos ajudam a não perder a mensagem tão especialmente derramada pelo espírito santo nas nossas vidas.

Podemos, por exemplo, simplesmente ler em casa antes de ir para a igreja a passagem que será estudada mais tarde. O simples fato de lermos a passagem já nos esclarece muito a respeito da mesma ao mesmo tempo em que Deus já vai falando aos nossos corações. Experimente!

Outra estratégia a ser colocada em prática é a de sempre trazer um caderno para anotar o que Deus falou conosco durante o estudo. Isso ajuda a meditarmos na passagem com mais cuidado em casa no nosso devocional.

Ter um caderno a mão significa respeito ao Senhor, pois estamos simbolicamente dizendo: “Senhor, estou aqui pronto para ouvir o que tu tens a me dizer, Pai”. Nesse boletim, temos um pequeno espaço criado especialmente para que possamos fazer anotações.

O inimigo de nossas vidas não poupa estratégias para nos destruir. Deus nos deu através de sua infinita sabedoria muitas estratégias para sermos mais que vencedores nessa vida. Temos que aprender a coloca-las em pratica!

Naldinho

domingo, 6 de junho de 2010

Tempo de treinamento


"Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois os homens me pressionam; o tempo todo me atacam e me oprimem. Os meus inimigos pressionam-me sem parar; muitos atacam-me arrogantemente. Mas eu, quando estiver com medo,confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal?" (Salmo 56:1-4)

Davi foi catalogado historicamente como o maior rei bíblico. Através de suas mãos, Deus aumentou em 100 vezes o território de Israel. Através de seu coração, Deus contou a comovente historia de um homem vulnerável, mas disposto sempre a voltar seus olhos para seu Senhor.

Neste salmo, Davi, ainda um fugitivo, longe de se tornar rei, se mostra fadigado pela constante pressão que seus inimigos exercem sobre sua vida. Ainda que Deus o livrasse de todas as armadilhas, sua mente exausta clama por descanso.

Porém, para o líder que Deus quer para o seu povo, o tempo é de treinamento. Para o homem que Deus quer formar, o tempo é de trabalho.

É preciso enxergar o futuro com o olhar de esperança por mais que as circunstâncias digam o contrario. Quando estamos em Cristo algo surpreendente nos aguarda, muito mais internamente do que externamente, algo que é gerado dentro de nós mesmos à medida que nos aproximamos daquele que é o alvo, o padrão de nossas vidas.

Davi era o último dos filhos de Jessé e virou o primeiro aos olhos de Deus.
Davi era um simples pastor de ovelhas e virou o maior soldado do exército de Israel
Davi foi um fugitivo no meio de seu próprio povo, se transformou em seu rei.
Davi poderia ter sido apenas mais um rei, mas Deus o transformou em um homem.

Um homem segundo o seu coração.



Naldinho.

sábado, 5 de junho de 2010

O avanço dos transtornos mentais versus a estagnação da igreja




“Oh! Se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu
coração desfalece em mim”. (Jer 8:18).


Hoje 26% dos pacientes internados com algum tipo de transtorno mental são evangélicos.

A revista Eclésia, edição 118 publicou a matéria: “Pastores a beira de um ataque de nervos”. Seu texto se refere ao aparecimento cada vez mais freqüente, de doenças emocionais em lideres e pastores evangélicos. As causas são: - Descuido com a saúde mental; - Solidão, - falta de conselheiros,- ativismo ministerial, - falta de repouso adequado e pressão institucional.

Hoje em dia 47% dos pastores evangélicos sofrem de algum transtorno, 16% tem depressão e 13% não dormem normalmente.

Infelizmente a demonização exagerada a qual a igreja evangélica tem relacionado os sintomas apresentados por seus membros tem ajudado a aumentar ainda mais a evolução do numero de crentes a serem tratados TARDIAMENTE nas clínicas.

Ninguém impõe as mãos aos berros para que em nome de Jesus uma gestante venha a dar a luz. Todos oram para que o parto se proceda na melhor maneira possível, mas confiam este ao melhor profissional da área: o OBSTETRA

Ninguém ao ver que seu filho quebrou a perna, fica orando em meio a agonia deste para que a dor se vá e Jesus conserte a perna quebrada. Todos oram para que a dor diminua e tudo corra bem na intervenção clínica do PEDIATRA.

Ninguém com problemas no coração, simplesmente vai ao circulo de oração da tarde e espera apenas Jesus curar. Todos vão a reunião de oração, mas também vão ao CARDIOLOGISTA fazer exames e seguir o devido tratamento.

Deus pode curar por Ele mesmo como também pode usar um profissional qualificado. Todos sabem disso. Se todos sabem disso, porque os transtornos mentais e psíquicos são sempre tratados de forma diferente dentro das igrejas?

O Estresse, a depressão, a insônia, a síndrome do pânico, o TOC, a Bipolaridade e principalmente a esquizofrenia ainda são tratados de forma medieval, equivocada e estúpida na maioria dos casos.

Nos casos mais leves e facilmente tratáveis, os cristãos tem vergonha de buscar ajuda médica porque os “ irmãos” comentarão que é um “capricho”, uma “fraqueza espiritual”, “falta de fé” e até frescura do paciente. O resultado é que o quadro muitas vezes evolui para um estado pior.

Nos casos mais graves, tudo é culpa de satanás, o que é um absurdo!

Infelizmente temos atribuído a satanás mais obras do que ele pode realizar ao mesmo tempo em que negligenciamos nossa responsabilidade em aconselhar de maneira responsável nossos irmãos, tal qual fez Paulo a Timóteo por causa de suas enfermidades. Repare que ele aconselha a mistura de um pouco de vinho a água no combate aos problemas de estômago de Timóteo, ele não manda Timóteo expulsar o “capeta estomacal”. E se tivesse uma carteirinha da “Golden Cross”, mandaria o pupilo procurar um GASTRO dos bons!

1 Timóteo 5:23 Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.

O cientista Louis Pasteur disse uma vez: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima.”

Nem todo distúrbio psicológico é de ordem espiritual assim como muitos pacientes psiquiátricos podem ser vitimas de problemas espirituais. É preciso analisar cada caso com cuidado, e sim, orar muito sempre!

Naldinho.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

"O CRENTÊS"


"Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar."
(II Coríntios 3:12)

Você já ouviu falar no “Crentês” ?
Pois, existe o Inglês, o Francês, o Japonês, o Chinês, o Português e acredite...existe o “Crentês”!

Como uma nação santa e separada por Deus, entendo que devemos ter ações, condutas e mesmo um linguajar de alto nível, mas transformar isso num vocabulário único, irreconhecível e inútil para o novo convertido, e muito mais para o “não-cristão”, é de uma estupidez sem tamanho, que só faz transformar em gueto uma instituição que deve ser o mais acessível possível a todos os povos.

“TA AMARRADO!!!!” (onde?) : Com referência exclusiva a manifestação demoníaca, virou um termo equivocado sendo usado como jargão de sorte...algo como bater 3 x na madeira....

“ – OLÁ VARÃO!!!” Olá quem? ? ? Imagina numa entrevista você cumprimentando o sujeito do RH desse jeito..

“ISSO É TREMENDO!!!!!” Parece refrão de boyband dos anos oitenta, como Menudo, Dominó, etc. Porque não falar normalmente como se falaria em qualquer situação?, tipo: “Que ótimo!”, “Maravilhoso isso que você acaba de me dizer”

“E ai VASO!!!!!” Santo Deus....me reservo no direito de não comentar essa infelicidade....

“VIRA PRO IRMÃO QUE TÁ AO SEU LADO E DIZ....” (Silvio santos vem ai.....) Aff. Não existe nada mais fora do espírito, salvo algumas RARAS vezes isso não passa de pura manipulação daquilo que deve ser algo espontâneo.

“Que HINO foi aquele que vocês tocaram?” (Hãããã? ?) Santo Pai, nem tudo que se ouve na igreja é hino, é música mesmo, canção, mas Hino, só do hinário, fora isso é música, música meu filho, como você fala diáriamente com todos os seres humanos.

“Agora que entrem os LEVITAS...” Nossa, já to esperando uns 300 músicos entrando de túnica talar com címbalos, harpas e aludes enquanto o Sacerdote apostólico (é isso que você leu mesmo..rs) imola um cordeiro..

Bem.....existe uma variedade muito grande de frases infelizes que só confundem em vez de ajudar. Precisamos entender que fomos chamados pra facilitar o acesso das pessoas a Cristo, a ajudá-las a entender mais FACILMENTE ,e mais SIMPLESMENTE o amor de Deus, pois Ele é assim acessível a todos e não a uma casta em especial. Seja ousado no falar, mas se deixe entender, isso é fundamental!

Naldinho.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

“Servir bem para servir sempre”



Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
(Tiago 2: 17)

O mundo está em pane, numa UTI da qual será difícil reverter o quadro. O mundo jaz no maligno e nós por pura misericórdia do Senhor não seremos consumidos, antes, estaremos com Ele nos céus ceiando nas bodas do cordeiro.

Mas o que quero dizer é que tamanha revelação não nos isenta da culpa de não fazermos aquilo que devemos fazer. Não importa em que momento do fim estejamos vivendo, ainda que seja a “prorrogação da partida”, estamos no jogo e o nosso time só para na glória eterna.

Somos mais que vencedores, mas cabe muito mais gente na equipe e não cabe a nós decidirmos quem entra, nem quando. Nosso trabalho é espalhar as boas novas, é ajudar o necessitado, se importar com a dor que o pecado provoca ao corromper o mundo, e agir com misericórdia diante da situação degradante que vive esse lugar.

Vivemos pra servir, como Jesus que até o último momento da vida não pensou em si mesmo, mas nos outros. Devemos servir, pois servir é descansar na certeza de que nossa obra não é vã, mas sim um sacrifício de louvor a Deus que resultará em grande galardão, sendo o maior dele já possível desfrutar agora: a alegria da salvação.

Devemos servir, pois é impossível estar passivo diante da carência do próximo, das vitimas do caos, das feridas que podem ser curadas com o milagre do abraço, do perdão, do sorriso que ampara, da oração que salva.

Devemos servir porque é intrínseco em nossa condição de redimidos o desejo de compartilhar o dom, pois o dom a mim confiado não é um brinquedo para meu uso pessoal, mas uma ferramenta para auxiliar meu irmão.

Naldinho

terça-feira, 1 de junho de 2010

Amigo de Deus


"A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti." Salmo 73:25


O Salmista entende que a melhor coisa que irá encontrar nos céus, é a própria pessoa de Deus. Nenhuma de suas maravilhosas obras é tão majestosa quanto sua própria pessoa. Deus é o sol eterno no centro do céu. A majestosa luz a iluminar toda criação e desta receber toda adoração.

Se Deus é o melhor conteúdo do melhor lugar que existe no universo, o céu, o que diremos sobre sua importância aqui na terra? Deus é IMPRESCINDÍVEL!

Quando entendemos isso, colocamos nossas preocupações, angústias, anseios, todos aos pés do Senhor e passamos tão somente a buscar o prazer de sua companhia.

Ninguém nem coisa alguma têm mais valor do que a companhia de Deus em nossas vidas. Sem Ele podemos ter dinheiro, poder, títulos e ainda assim não termos paz ou alegria alguma.

Com Ele, podemos passar por entre dificuldades terríveis e ainda assim encontrarmos paz, alegria e descanso dentro de nós, fruto do amor derramado na cruz e da presença consoladora do Espírito santo em nossas vidas.

Que possamos aproveitar esse momento especial reservado por Deus, para buscarmos sua revigorante presença, esse manancial de vida posto em meio ao deserto do dia a dia e nos abastecermos com a água viva que nos sacia completamente: Jesus!

Naldinho

"Nossa Alma, nosso campo de batalhas"




Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. 1 Pedro 2:11

Nesse texto, Pedro nos adverte que existe um campo de batalhas em nossa vida onde a luta entre a carne e o espírito se trava: A ALMA.

A Alma é a mente, o psicológico, nossos pensamentos, nosso meio de nos comunicarmos com o mundo. Toda vez que existe uma batalha espiritual, o lugar principal onde essa luta acontece é em nossa mente. Se vencermos essa batalha, somos verdadeiros vencedores.

Mas diante de tantas tentações como vencer essa batalha na alma?

Outro Apostolo desta vez, Paulo nos responderá:

2 Timoteo 2 :22 Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.

Paulo nos aconselha a fugir dos desejos malignos, da cobiça. Mas, não diz apenas para fugirmos como quem não sabe pra onde ir, pelo contrario, ele nos mostra o caminho: Devemos seguir a Justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que estão perto de nos, nossos irmãos. Orando com eles, tendo comunhão com eles, nos confessando uns aos outros, teremos grande ajuda do Espírito Santo de Deus para vencermos a toda e qualquer provação que nos sobrevenha.

Naldinho.