sábado, 5 de junho de 2010
O avanço dos transtornos mentais versus a estagnação da igreja
“Oh! Se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu
coração desfalece em mim”. (Jer 8:18).
Hoje 26% dos pacientes internados com algum tipo de transtorno mental são evangélicos.
A revista Eclésia, edição 118 publicou a matéria: “Pastores a beira de um ataque de nervos”. Seu texto se refere ao aparecimento cada vez mais freqüente, de doenças emocionais em lideres e pastores evangélicos. As causas são: - Descuido com a saúde mental; - Solidão, - falta de conselheiros,- ativismo ministerial, - falta de repouso adequado e pressão institucional.
Hoje em dia 47% dos pastores evangélicos sofrem de algum transtorno, 16% tem depressão e 13% não dormem normalmente.
Infelizmente a demonização exagerada a qual a igreja evangélica tem relacionado os sintomas apresentados por seus membros tem ajudado a aumentar ainda mais a evolução do numero de crentes a serem tratados TARDIAMENTE nas clínicas.
Ninguém impõe as mãos aos berros para que em nome de Jesus uma gestante venha a dar a luz. Todos oram para que o parto se proceda na melhor maneira possível, mas confiam este ao melhor profissional da área: o OBSTETRA
Ninguém ao ver que seu filho quebrou a perna, fica orando em meio a agonia deste para que a dor se vá e Jesus conserte a perna quebrada. Todos oram para que a dor diminua e tudo corra bem na intervenção clínica do PEDIATRA.
Ninguém com problemas no coração, simplesmente vai ao circulo de oração da tarde e espera apenas Jesus curar. Todos vão a reunião de oração, mas também vão ao CARDIOLOGISTA fazer exames e seguir o devido tratamento.
Deus pode curar por Ele mesmo como também pode usar um profissional qualificado. Todos sabem disso. Se todos sabem disso, porque os transtornos mentais e psíquicos são sempre tratados de forma diferente dentro das igrejas?
O Estresse, a depressão, a insônia, a síndrome do pânico, o TOC, a Bipolaridade e principalmente a esquizofrenia ainda são tratados de forma medieval, equivocada e estúpida na maioria dos casos.
Nos casos mais leves e facilmente tratáveis, os cristãos tem vergonha de buscar ajuda médica porque os “ irmãos” comentarão que é um “capricho”, uma “fraqueza espiritual”, “falta de fé” e até frescura do paciente. O resultado é que o quadro muitas vezes evolui para um estado pior.
Nos casos mais graves, tudo é culpa de satanás, o que é um absurdo!
Infelizmente temos atribuído a satanás mais obras do que ele pode realizar ao mesmo tempo em que negligenciamos nossa responsabilidade em aconselhar de maneira responsável nossos irmãos, tal qual fez Paulo a Timóteo por causa de suas enfermidades. Repare que ele aconselha a mistura de um pouco de vinho a água no combate aos problemas de estômago de Timóteo, ele não manda Timóteo expulsar o “capeta estomacal”. E se tivesse uma carteirinha da “Golden Cross”, mandaria o pupilo procurar um GASTRO dos bons!
1 Timóteo 5:23 Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
O cientista Louis Pasteur disse uma vez: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito nos aproxima.”
Nem todo distúrbio psicológico é de ordem espiritual assim como muitos pacientes psiquiátricos podem ser vitimas de problemas espirituais. É preciso analisar cada caso com cuidado, e sim, orar muito sempre!
Naldinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário