sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A lei no coração


Romanos 2: 14 e 15
De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei; pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.


Os gentios eram todos os povos que não eram judeus. Não sendo judeus não tinham acesso e nem conhecimento da Lei dos Judeus, dada por Deus a Moisés no monte Sinai.

Mas, o apóstolo Paulo chama nossa atenção para o fato de que muitos gentios praticavam o que a lei ordenava mesmo sem conhecê-la. Por exemplo: Algum gentio honrava seus pais, cuidando deles. Mesmo sem conhecer a lei de Moisés e mesmo sem ser Judeu, esse gentio estava cumprindo um mandamento da Lei.

A explicação diz Paulo, era de que Deus havia escrito no coração de cada homem sua lei. Isso faz com que todos saibam aquilo que é errado e o que é certo. Ninguém sai matando outra pessoa por ai sem saber que isso é um crime. Todos sabem mesmo sem ter lido algo que aquilo é errado. É algo intrínseco no homem.

É claro que o conhecimento da lei na consciência do homem é algo nebuloso, não tão detalhado, completo e claro como acontece quando realmente conhecemos a lei de Deus e tomamos plena consciência de que somos pecadores, e isso nos levaria a morte não fosse a graça de Deus que deu seu único filho para morrer por nós e salvar todo aquele que nele crê.

Porém, o ponto que quero ressaltar é que ninguém, absolutamente ninguém, tem desculpas diante de Deus para dizer que o que fez de errado fez sem saber que era. Temos dentro de nós essa chamada consciência moral e responderemos por nossos atos diante de Deus um dia.

Viva bem, viva no espírito!

Naldinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário