segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Casamento


No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. (João 2:1 e 2)

O Casamento nos tempos de Jesus era considerado a mais importante celebração da vida de alguém.

O casamento durava muitos dias... por exemplo, depois da cerimônia a noiva e o noivo seguiam para sua casa acompanhados por uma extensa passeata com tochas e cânticos e geralmente eles tomavam o caminho mais longo para que toda a cidade pudesse acompanhar.

Apesar da Lua de mel o noivo e a noiva convidavam seus familiares e amigos para ficar em sua casa para uma semana inteira de celebração. O Noivo e a noiva eram considerados como rei e rainha, vestiam até coroas durante o casamento e roupas especialmente feitas para esse tempo. Numa vida de lutas e dificuldades essa celebração era considerada realmente a festa suprema onde provavelmente jamais se repetiria na vida deles tamanha alegria.

Jesus e seus discípulos são convidados para o casamento e essa é a primeira de muitas histórias que nos sugerem que sempre Jesus estava no meio do povo, em suas festas e comemorações. Jesus nunca foi alguém a parte de tudo, pelo contrário amava estar no meio das pessoas.

Aplicação pessoal: Se existe alguém que tem que estar em nosso casamento é Jesus. Ele deve ser convidado a cerimônia abençoando o casal como deve ser convidado todos dias fortalecendo a união dos dois.

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. “ ( Eclesiastes 4: 9-12)

Outra aplicação: Jesus atende ao convite e vai a cerimônia. Quando Jesus aceitou ir a essa cerimônia ele "bateu seu carimbo" de aprovação para a celebração do casamento.

Muitos casais acreditam que hoje em dia um casamento formal não tem valor. Eles caminham na direção da emoção partindo para o envolvimento sexual, acreditando que tudo que Deus se importa é com o “amor” que eles sentem um pelo outro e não vai se importar com uma celebração. Essa idéia pode estar se tornando popular na sociedade, mas não é popular e muito menos aceitável para Deus.

A aliança matrimonial importa e muito para Deus e aqui nessa historia, Jesus prova isso atendendo ao convite para estar presente e dando suporte para essa festa.

A figura do noivo no casamento é um retrato de Jesus e a da noiva, o retrato da igreja. Um dia, a noiva (igreja) encontrará o noivo (Jesus) no altar (O Céu) e viverão juntos para sempre.

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela," (Efésios 5 : 25)

Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário