quinta-feira, 29 de julho de 2010

Você quer ser curado?


“Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?”Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado” (João 5: 5-9)

Havia um tanque, o qual sobre ele pairava uma lenda judaica. Diziam que o tanque tinha poder de curar aqueles que entravam nele, desde que a pessoa entrasse quando as águas desse tanque eram agitadas. Isto se dava porque um anjo da parte de Deus supostamente vinha e agitava as águas...

“Você quer ser curado?”

Quando Jesus faz esta pergunta ao paralitico que há 38 anos sofria de sua doença, ele não está brincando, nem sendo retórico.

Jesus sabia que nem todo doente quer ser curado. Por exemplo, naquela época muitos cegos ganhavam seu dinheiro pedindo esmolas, havia até uma expressão no oriente que dizia “Um mendigo freqüentemente perde uma boa vida quando fica curado de uma doença”.

Há pessoas que se prendem em sua miséria pessoal e fazem disso uma zona de conforto. Ganham apartamentos do governo, mas os vendem, ficam com o dinheiro e voltam para a favela. Nesse caso, o coração é miserável.

Outras pessoas estão tão desiludidas com as circunstâncias que a cercam que se deixaram levar pelo mais profundo desanimo, estão tão desencorajadas que deixaram suas esperanças de lado.

Jesus está lidando com um homem que tem o coração tão preso quanto suas pernas.

“Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”

O Paralitico se limita. Ele faz o que a grande maioria de nós fazemos. Em vez de entrar no desafio da fé ele põe as limitações como muralhas intransponíveis e limita até mesmo Deus. "Porque para Deus nada é impossível." (Lucas 1: 37)

Muitos de nós temos uma fé paralitica que precisa ser curada. Muitos de nós limitamos a Deus com nossa fé criada em cativeiro, fé que precisa ser libertada para ganhar proporções maiores e abandonar de vez pensamentos domesticados por uma falsa racionalidade. Fé é “crer para ver” e não “ver para crer”.

“Levante-se! Pegue a sua maca e ande”

Porém, nesse caso em especial Jesus faz tudo. Ele toma a iniciativa de chamar a atenção do sujeito e mesmo diante de sua fé tão limitada, ele o cura.

Assim como não podemos agradar a Deus sem fé, devemos também ter consciência de que a cura não depende apenas de nossa fé, mas da vontade soberana de Deus.

Tenha fé e espere em Deus.

Naldinho.

Um comentário:

  1. É verdade meu amigo... adorei.. muito forte! muitos de nós precisamos dessa fé incondicional todos os dias... fica com Deus!

    ResponderExcluir