quarta-feira, 14 de julho de 2010
Ele e não "isso"
“Ora, o Senhor é o Espírito” (2 Coríntios 3:17- a)
Não há como se desenvolver espiritualmente sem se relacionar com o Espírito santo. Mas para nos relacionar-mos com Ele precisamos entender primeiramente que o Espírito é ELE e não ISSO.
Se você acha que o ES é uma força, um tipo de poder, você vai se encontrar em uma situação difícil e certamente vai achar impossível se relacionar com ele. O Espírito Santo tem poder, mas Ele não é apenas um poder, uma força. O Espírito Santo é uma pessoa, Ele é Deus, a terceira pessoa da trindade. Ele tem vida independente de nossa vontade.
Você conversa com alguma força?
Por exemplo, você teve um dia difícil no trabalho, então você chega e conversa com seu interruptor ou mesmo com a lâmpada? Não, é claro. Ainda que você goste de falar com o interruptor ou mesmo com a lâmpada, eles nunca vão te responder.
O Espírito Santo ouve e responde porque Ele é uma pessoa e devemos nos relacionar com ele como nos relacionaríamos com uma pessoa e não como se Ele fosse uma arma laser do nosso cinto de utilidades.
INTELIGÊNCIA, VONTADE e EMOÇÃO
Esses três atributos constituem a personalidade. Homens os têm, mas pedras, bicicletas, computadores não. Eles podem ser úteis, mas não podem ser considerados pessoas. Partindo desse principio vamos analisar a pessoa do Espírito Santo
a) INTELIGÊNCIA : “Mas Deus o revelou a nós através do seu espírito. O espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois quem CONHECE os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus a não ser o próprio espírito de Deus”.(1 Cor 2:10-11)
Paulo está dizendo que o espírito CONHECE OS PENSAMENTOS DE DEUS. Quem pode conhecer algo sem ter inteligência? Além disso, ele não só conhece como nos ensina sobre esses pensamentos.
b)VONTADE: “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único espírito e ele as distribui individualmente, a cada um, COMO QUER”.(1 Cor 12:11)
Nesse contexto do estudo sobre a distribuição dos dons, nós observamos a vontade do Espírito.
c) EMOÇÃO: “Não ENTRISTEÇAM o espírito de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30)
Você entristece uma lâmpada?
E necessário entender a pessoa do Espírito Santo para desenvolver um relacionamento saudável com Deus. O Espírito Santo é o agente da trindade hoje atuante na terra. Ele nos trouxe a revelação do amor de Deus e nos levará ao encontro face a face com o Senhor.
Naldinho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário