segunda-feira, 5 de julho de 2010
Amizade
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” (João 15:15)
Há pouco tempo atrás recebi um email de um colega que havia conseguido um novo emprego. Não era qualquer emprego, mas um daqueles para a vida toda, com grande segurança. Tamanha era a felicidade dele que ele mandou o e-mail para todos de sua lista.
Qual não foi a minha surpresa quando um daqueles que estavam sua lista responderam com cópia a todos dizendo: “Por ganhar um emprego bom você escreve a todos? Por que não escreveu antes? Qual o problema em não ter o emprego? Alguma falta de orgulho em ser pobre?”
Em resumo, o indignado rapaz se mostrava contrário a uma amizade que dependia de circunstancias.
Realmente, amigo no sentido literal da palavra está em falta. Aquele que ajuda a carregar o fardo, que está conosco nos momentos difíceis, e que estende a mão ainda que seja para pegar um telefone no meio da semana e dizer: “To contigo irmão, sempre” Ou mesmo um e-mail que venha vez ou outra nos lembrar que não estamos sozinhos nessa batalha diária pela vida.
A lealdade é parte de uma amizade genuína. A Bíblia diz em Provérbios 17:17 “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.”
Não existe nada mais triste do que observarmos um “amigo” que vai se distanciando de nós sorrateiramente quando as coisas não vão bem. Eles parecem um barco que vai nos deixando para trás para salvar a sua pele enquanto vamos afundando pouco a pouco.
Lembram de Jesus ao ser preso vendo Pedro ao longe se escondendo e mais tarde o negando?
Triste não? Mas, Jesus soube entender e perdoar Pedro antes de Pedro chorar de desgosto por si mesmo.
Precisamos ser como Jesus e não como Pedro.
Até quando nossas desculpas serão as mesmas?
“É a correria...”
Estamos correndo para onde? Existe algum lugar onde só nós vamos estar e por isso temos deixado para trás tantos?
Estamos disputando com quem? Com nossos amigos?
Se isso for verdade, não é uma corrida digna da corrida de Paulo, que ao fim dela, tudo o que desejava era ter o aluno-amigo Timóteo ao lado.
“Tenho lembrado das tuas lágrimas, desejo muito te ver para que eu transborde de alegria”(2Tm 1:4).
Nossa corrida é uma maratona, longa, cheia de percalços onde um dia cedo ou tarde vamos precisar de um perdão, de um abraço, de uma palavra de encorajamento, pois na nossa corrida o vencedor é aquele que serviu a todos, que não se importou em considerar o outro maior, que não se importou em diminuir para que Jesus crescesse.
Naldinho.
(Especialmente dedicada a meus amigos de verdade)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Me senti mal e em falta com algumas pessoas ... assunto serio !!! God Bless U brother
ResponderExcluirEu também, por isso escrevi esse texto. O Bom é que sempre temos tempo de reverter o quadro.
ResponderExcluirAbração mano.
poxa vida,ai faz a gente pensar ....poxa onde estão os amigos?e esses amigos provavelmente estão se perguntando a mesma coisa.não posso me jugar o centro do mundo,isso é egoismo,nesse minuto alguém pode estar esperando alguma resposta de um email que me enviou,pelo simples fato de lembrar de mim...
ResponderExcluirPois é Sabrina. Uma vez me disseram que a cura para depressão é ajudar os outros. Ajudando os outros você deixa de centralizar o universo em si mesmo, deixa de achar que tudo está contra você, porque logo descobrimos que os outros tem problemas maiores que os nossos. A amizade se trata assim também. Jesus não disse "Ame quem te ama", ele disse "Ama o próximo.." isso é uma ordem e é independente do sentimento do outro, do retorno. Ele tomou a inciativa de nos amar sem que a gente tivesse nascido pra responder a esse amor. Então porque a gente fica esperando o outro escrever, ligar,etc. Não, nada disso. A gente nunca sabe ao certo o que se passa na vida daquela outra pessoa. As vezes ela tá com a vida tão bagunçada que não quer atrapalhar ninguém. Nesse momento uma ligação de um amigo é como o próprio Deus dizendo a ela "Ei, eu estou com você".
ResponderExcluirÉ isso ai.
Beijão!