terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mateus


"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu." (Mateus 9 : 9)

Mateus era um publicano. Os publicanos, eram cobradores de impostos, homens contratados pelo império Romano para cobrar taxas em suas províncias.

Os Publicanos eram a espécie mais odiada pelos Judeus, pois eram o símbolo vivo da força opressora do império romano. Eram Judeus que se corromperam a tal ponto de cobrar taxas de seus irmãos.

Eles eram tão corruptos e tão ladrões que era muito comum cobrarem taxas maiores ainda do que deviam, por isso é fácil imaginar que eles eram as criaturas mais desprezíveis de toda terra.

Mas, eu amo a forma como o próprio Mateus descreve o dia em que Jesus o chamou. Diz o texto que “E Jesus, passando adiante dali....viu um homem”

“Viu um homem”

Jesus não viu um Judeu.
Jesus não viu um ladrão.
Jesus não viu um milionário.
Jesus não viu um publicano.

Jesus viu um homem.

Eu não sei quais as lutas interiores Mateus vinha combatendo, tentando abandonar aquela vida. O que o prendia?

O dinheiro fácil?
A posição diante do império Romano?
Ou seria o próprio preconceito que sofreria dos Judeus o impedindo de reconstruir sua vida de outra forma?

Eu não sei. Mas, uma coisa eu sei, Jesus olhou para ele de uma maneira que ninguém jamais olhou. Jesus enxergou todo o potencial de Mateus ainda que este estivesse escondido no meio de tanta dificuldade pessoal.

Mateus era um homem, um ser humano e como tal, um simples pecador necessitando de redenção, de amor, de perdão... Mateus deixou tudo e o seguiu.

Talvez você se sinta como Mateus antes de Jesus passar. Talvez as pessoas tenham taxado você de algo e sua vida tenha se tornado a parte, distante da vida que você gostaria de levar.

Talvez você até já seja cristão, mas tem errado, tem falhado e tem deixado que as acusações de satanás o façam pensar que é impossível recuperar seus sonhos de vida, sua família, seu ministério.

Jesus olha para você como alguém que lhe conhece bem antes do seu nascimento. Jesus lhe planejou em seu coração para que sua vida tivesse um propósito. Ele conhece sua composição, seus talentos e suas falhas, e jamais deixou de lhe amar e de acreditar em você.

Deixe tudo para trás. Toda insatisfação, condenação, e todo laço que lhe prenda nesse lugar, imóvel.
Corra para seus braços, Siga-o!

Naldinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário